quarta-feira, 9 de abril de 2008

Editorial #2 - O porquê do Bola da Foca

Nada como começar um ótimo projeto com um ótimo editorial. E o Pedro fez isso de forma magistral. Não poderia completar nada além do que já foi dito por ele, exceto contar o porquê da idéia do Bola de Foca.

A idéia inicial me surgiu enquanto eu divagava, preso no caótico transito da av.Paulista pós-reformas. Pensava eu: É impressionante a relativa falta de espaço que nós, alunos de jornalismo, temos para escrever livremente. Existem orgãos para isso na Cásper Libero, sem dúvida alguma, mas serão eles suficientes e, principalmente, eficientes? O Esquinas, Imprensa e os sites serão ideais para nós...como posso dizer...treinarmos?

O fato é que existe uma oferta muito pequena de locais para isso na Cásper diante de uma demanda muito grande de alunos. Exemplos claros são matérias muitos boas que são simplesmente excluidas do Esquinas e do Imprénsa, ou colocadas nas "gavetas" dos sites. Sem mencionar ainda, os textos que são publicados, mas são totalmente amputados, sobrando apenas resquícios do que deveriam ser. Então aqui está, uma tentativa modesta de abrir esse espaço entre nós alunos de jornalismo, futuros alunos de jornalismo e, porque não, aqueles que não são e nem serão alunos do curso, mas tem uma imensa vontade de escrever. Assim sendo, aqui vão algumas sugestões:

1- Textos aqui serão editados? Sim. Mas somente seu tamanho e erros grossos. Idéias NUNCA serão editadas, a não ser que sejam derespeitosas à alguma pessoa. E nenhuma alteração será feita no texto sem o conhecimento do autor.

2- Achou uma boa notícia? Tente evitar o máximo possivel o Ctrl C + Ctrl V. Afinal, se alguém for procurar uma simples notícia, o Uol é o local mais facil. Prefira transcreve-lá com sua opinião impressa.

3- Qualquer, repito, qualquer assunto aqui é permitido, desde que seja interessante.

4- Se você é leitor apenas, e quer fazer parte do Bola da Foca, simplesmente procure a mim ou ao Pedro, ou a qualquer membro do blog. Quanto mais gente, melhor.

Bom, é isso. Abraços a todos, e que o Bola da Foca dure por muito tempo!

Posts mais lidos