quarta-feira, 1 de abril de 2009

Os Supremos Tribunais do Dia da Mentira

Não tinha escrito absolutamente nada hoje. Fiquei na minha apenas lendo, apenas folgando um pouco e estudando uma parcela minúscula do dia. Era pra ser mais um dia corriqueiro, se eu não tivesse capacidade de entender certas coisas que leio.

Logo ontem uma colega do Bola noticiou a decisão do Supremo Tribunal Federal em julgar a necessidade de diploma de jornalismo em nosso país. Como tomar um juízo definitivo sobre a educação de falar a verdade e passar informação no famoso 1º de abril, Dia da Mentira?

Eu sei: na verdade pouco importa a data, é necessário tomar as rédeas desse assunto importante. No entanto, seria como acordar em um pesadelo descobrir que, no dia 2, já não vale a pena ensinar jornalismo, que jornalismo se aprende simplesmente escrevendo qualquer coisa, indo para qualquer rua e ignorando qualquer outro tipo de conselho, livro ou ensinamento.

Amigos, peço que pensem uma coisa bem simples, bem clara e objetiva, sem nenhuma teoria ou defesa da educação. Peço que sejam humildes nos comentários deste texto diante da seguinte pergunta: tudo o que você faz na vida traz conhecimento imediato? Se sua resposta for sim, então não interessa muito se existem ou não escolas. Bastaria querer ser jornalista e aprender as coisas na marra. Bastaria querer ser médico e aprender medicina matando alguns de seus pacientes, antes do aperfeiçoamento. Agora, caso você ache que aprendizado é lento, penoso na maioria das vezes, e desgastante, se você não defender uma escola, no mínimo você vai ter senso crítico para discutir mais de um lado da história.

Não consegui fazer uma brincadeira de 1º de abril por aqui. Acho que não quis ao certo. Acho que o STF já fez isso pra mim. A questão não é obrigar os canudos e universidades apenas por serem universidades, mas trazer um estudo para uma classe mais acostumada a trazer dados do que receber. Sabemos de alguns heróis (se não forem isso, são exemplos no mínimo) da carreira, mas não sabemos de uma busca, uma reflexão, consistente sobre ela mesma.

3 comentários:

Ana Carolina disse...

É algo extremamente desanimador, é decepcionante.
Está mais do que na hora de educação no Brasil como um todo, e não apenas jornalismo, começar a ser discutida com mais seriedade. Já chega de apenas pregarem que educação é a solução, que somos o país do futuro (eternamente). Esse é apenas um exemplo da tamanha desvalorização do ensino e da profissão.
É triste.

jorge telles disse...

Triste é um comentário cheio de lugares comuns. Isso sem falar do texto...

Abraços

Ana Carolina disse...

Adoro comentários assim tão construtivos e enriquecedores para o blog!

Posts mais lidos