terça-feira, 7 de julho de 2009

O Berlusconi brasileiro?

Comparar o esdrúxulo Silvio Berlusconi com o presidente Lula parece ser uma loucura somente cometida por radicais do DEM. No entanto, desde ontem a noite surgiram indícios que favorecem tal comparação. Se Lula não é presidente do Brasil e do Corinthians da forma que Berlusconi é premier e dono do Milan, ao mesmo tempo, parece que suas relações vão muito além do que a de um simples torcedor.

Segundo Ronaldo, o novo CT do Corinthians será construído a partir de 2010. E será o mais moderno do país, tão bom quanto o de qualquer clube europeu. Foi simplesmente a primeira notícia boa sobre o assunto nos últimos... 15 anos?

Quando perguntado a forma como o CT iria ser construído, Ronaldo revelou a real participação que Lula tem no clube paulistano. O presidente, que é membro vitalício do conselho há muito tempo, vem constantemente se interando sobre a situação econômica e política do clube desde o ano do rebaixamento. Lula teve participação significativa na reviravolta que o clube sofreu nos últimos 18 anos, se tornando o melhor do país.

Segundo Ronaldo, Lula teria passado para Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, alguns contatos de empreiteiras que poderiam “ajudar” o mandatário corinthiano a conseguir seu CT, o que seria seu maior legado como presidente, além de ter trazido o próprio Ronaldo. Tudo estaria pronto para o ano do centenário, a um custo significativamente menor que o habitual.

O sonho da construção de um novo estádio para cidade de São Paulo em virtude da Copa de 2014 parece ter sido enterrado. A obra, que seria repassada ao Corinthians no mesmo ano, se mostrou um rombo orçamentário que ninguém está disposto a bancar, nem a iniciativa privada, e muito menos o Estado de São Paulo. Kassab quer o Morumbi. Serra também, embora seu coração palmeirense torça pelo inviável Palestra Itália e Lula já mandou Ricardo Teixeira abaixar a bola em sua implicância com o São Paulo F.C. O CT surge como uma espécie de prêmio de consolo ao Corinthians, dado pelo presidente que vetou a arena.

Não que exista algum problema Lula ser conselheiro vitalício do Corinthians, ou clamar a todo mundo sua paixão pelo time. Obama o faz com os Chicaco Bulls. Mas o problema é quando sua influência é usada para ajudar o time. Lula não está fazendo nada ilegal até o momento, no entanto a questão ética foi seriamente comprometida. Qualquer favorecimento ao Corinthians em aspectos legais será posto em dúvida a partir da agora. Ronaldo, que é gênio só com a bola, pode ter mais prejudicado que ajudado seu time na noite de ontem. Quanto à ajuda de Lula, nada de mal pode sair daí. Para o Corinthians.

4 comentários:

  1. Na hora em que vi a reportagem com o comentário do Ronaldo pensei: "Nossa, olha o Lula querendo dar uma de Berlusconi". Pode até ser, mas acho que é cedo ainda pra afirmar qualquer coisa...

    ResponderExcluir
  2. deixa ser.

    Agora, se aparecerem escândalos desse naipe em 2010, ele vai queimar a Dilma...

    ResponderExcluir
  3. Caro Thiago, a idéia de comparar Lula e Berlusconi e o futebol é boa, mas a pauta poderia ter um enfoque mais light. Acho exagerado os termos usados... mas cairia como uma luva em qualquer grande jornal..
    abraços.

    ResponderExcluir