domingo, 16 de maio de 2010

Hermeto Pascoal na Virada Cultural 2010


Alagoano de Lagoa da Canoa, o multiinstrumentista Hermeto Pascoal se apresentou na Virada Cultural 2010, ontem, às 19h20, com alguns minutos de atraso. A platéia foi composta por fãs do músico, que aprecia os sons da natureza e bebe do jazz e da MPB em suas obras, e também por pessoas que simplesmente pararam para ouvir a arte diferente desse ícone brasileiro.

A banda de Hermeto possuía músicos criativos na improvisação em instrumentos variados, como contrabaixo, saxofone, piano, triângulo e vários tipos diferentes de percussão. No vocal, ele contou com a cantora Aline Morena, que abusou de sua voz aguda e estridente, muitas vezes sem letra alguma, apenas seguindo o encadeamento de notas dos solistas da banda, que alternavam entre o sax e o piano.

Hermeto ficou apenas no teclado e chegou a tocar um instrumento totalmente experimental, parecido com algo entre um bulê de chá e uma panela. Misturou harmonias e desarmonias. Fez referências também a músicos que ele conheceu e que formaram sua sonoridade, como o compositor de tango Astor Piazzolla e o jazzista Miles Davis. Controlando o público que o assistia, o multiinstrumentista fez com que os espectadores cantassem apenas quando ele permitia, ao mesmo tempo em que pulou e curtiu sua própria música, ao som de uma pesada bateria.

Apresentou o músico Daniel, que é malabarista. Equipado com malabares que emitiam som de chocalhos, ele fez uma pequena apresentação acompanhado pelo piano de Hermeto. Ovacionado pelo público, Hermeto fez um discurso de como a arte de rua pode ser, também, uma obra respeitada, pedindo aplausos para o jovem Daniel.

Próximo do fim do espetáculo, a banda tocou em garrafas de cervejas, assomprando seus bocais perto dos microfones. Fizeram também uma homenagem a Adoniran Barbosa, entoando com suas vozes o clássico Trem das Onze. O espetáculo cativou quem estava presente, tanto pela sua estranheza quanto pela riqueza de elementos que Hermeto transmite em sua arte.

Fotos do Estadão.com.br, no show da Virada Cultural 2010

Posts mais lidos