sábado, 22 de maio de 2010

Três décadas de Pac-Man


Nos 30 anos de aniversário de um dos maiores clássicos da produtora japonesa Namco, de videogames, o jogo Pac-Man ganhou destaque no lugar do logotipo do Google Search (e continua, até o momento deste post). Essa homenagem, ontem, fez referência a um dos maiores clássicos de todos os tempos na diversão eletrônica, consumindo horas de muitas pessoas que navegavam ontem na web, seja por curiosidade ou mera nostalgia.

Criado no dia 22 de maio de 1980, foi concebido originalmente para os fliperamas, famosos arcades. Mas fez um estrondoso sucesso no primeiro console doméstico de cartuchos, o Atari 2600. O sistema do jogo era simples: você controla uma bola amarela que devora bolinhas menores e faz pontos. Para continuar pontuando, você deve fugir de fantasmas e, quando possível, comer bolotas grossas para enfraquecê-los e matá-los.

Os anos 80 trouxeram muitas idéias simples de jogos que marcaram toda uma indústria de divertimento e de cultura eletrônica. Três anos após a criação do amarelo Pac-Man, Mario surgiria no game Mario Bros., em homenagem a um protagonista bigodudo, gordo e baixinho que vencia o vilão Donkey Kong, um grande gorila mau. Até hoje, esses personagens marcam crianças, jovens e adultos do mundo todo.

Nenhum comentário:

Posts mais lidos