domingo, 10 de abril de 2011

Líderes africanos vão tentar cessar-fogo na Líbia


Liderados pelo presidente da sul-africano Jacob Zuma, cinco líderes africanos vão para a Líbia hoje para se reunir com o líder Muammar Gaddafi e com os rebeldes para tentar fechar um cessar-fogo no país. A tentativa é para estabelecer um diálogo entre os dois lados do conflito, que já levou a morte para, pelo menos, oito mil pessoas.

Fazem parte da comitiva os presidentes da República Democrática do Congo, da Mauritânia, do Mali e de Uganda. A União Africana pediu o fim imediato dos confrontos na Líbia e propôs um período de transição para implementar reformas políticas no país, de maneira democrática.

Rebeldes querem que o acordo inclua a saída de Gaddafi e de seus filhos do poder. A Otan continua atacando forças do ditador pelo ar, e conseguiu destruir 15 tanques no final de semana.

Aproximadamente 34 nações estão envolvidas nas operações internacionais na Guerra da Líbia, sob comando da Otan. De acordo com a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), a missão é proteger os civis. Há relatos de rebeldes que foram acertados por ataques da coalizão de países.

Com informações da Agência Brasil e da BBC.

Nenhum comentário:

Posts mais lidos