domingo, 20 de maio de 2012

Donnie Darko, um herói contra seu tempo


Lançado no dia 26 de outubro de 2001, Donnie Darko trouxe aos cinemas uma história ambientada nos anos 80 muito cativante para quem gosta de roteiros de ficção complexos. Escrito e dirigido por Richard Kelly, o filme conta a história de um jovem portador de esquizofrenia que tem um encontro sinistro com um homem vestido de coelho.

O adolescente Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) encontra Frank (James Duval), o coelho, que traz uma previsão apocalíptica: O mundo vai acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. O encontro ocorre em uma madrugada, com o coelho guiando o jovem sonâmbulo. No mesmo momento, uma turbina de um avião cai em sua casa, exatamente em seu quarto.

Com a previsão do estranho personagem, Donnie decide então caçar todas as injustiças que existem em sua escola, na sua casa e em sua vida. Em seções de terapia e contatos com amigos, ele descobre uma teoria sobre realidades tangentes. O protagonista descobre, então, que ele vive uma realidade alternativa que vai acabar exatamente no tempo em que o coelho determina.

O filme, que completou dez anos em 2011, é recomendável para quem quer ver um tipo de ficção diferente, com viagem no tempo. Recentemente, o Jovem Nerd fez um podcast criticando o roteiro do longa. Vale ouvir, também.

Nenhum comentário:

Posts mais lidos