segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Pesquisa: Fiu Fiu é abuso de mulheres. É machismo

Eu não escrevo sobre feminismo ou sobre assuntos femininos normalmente porque sou homem. Tenho medo de afirmar besteiras. Viver sendo uma mulher, nas sociedades humanas que existem hoje, é muito diferente do meu gênero sexual. O machismo existe e distorce a percepção social dos homens, mascarando estupro e abuso sexual com cantadas despretensiosas, como fazem as pessoas na rua, mexendo com as mulheres que sequer conhecem. Mesmo com estas limitações, decidi tocar no assunto com dados.

O blog Think Olga colocou no ar hoje uma pesquisa feita pela jornalista Karin Hueck, da revista Época, como parte da campanha Chega de Fiu Fiu. Foram abordadas 7762 participantes e 99,6% delas afirmaram que já foram assediadas sexualmente. O assédio ocorreu tanto com palavras quanto com ações físicas. Seguem os resultados, com imagens e gráficos, que são (sim) assustadores.

Onde você já recebeu cantadas? (era possível selecionar mais de uma opção)
Na rua - 98%
No transporte público - 64%
No trabalho - 33%
Na balada - 77%
Em lugares públicos: parques, shoppings, cinemas - 80%

Você responde aos assédios que ouve na rua?
Sim 27%
Não 73%

Se sim, como?


Se não, por quê?


Por favor, conte um episódio de cantada que ficou marcado na sua lembrança (alguns exemplos):

  • Em um bota fora da faculdade um menino tentou me agarrar fazendo uma chave de braço no meu pescoço, enquanto dizia que eu era linda.
  • Em uma balada um menino passou a mão em minha bunda, por baixo da saia.
  • Eu tinha uns 11 anos. Era carnaval, as ruas cheias. Eu era uma criança. Lembro que estava de shorts não muito curto e uma camiseta. Um homem passou a mão em mim e acariciou meu cabelo dizendo: “Fooooofa” mostrando a língua depois.
  • Já estava perto de dobrar a esquina (da rua onde moro), à noite. Um cara vinha na direção contrária a minha. Quando chegou perto de mim, falou baixo: “Quer chupar meu pau?”. Pensei logo q seria estuprada, pq a esquina da minha rua é bem deserta e tal.

Pesquisa completa aqui.

Posts mais lidos