sábado, 22 de maio de 2010

Jornalistas do rock: Annie Leibovitz

Annie: a retratista de grandes ícones pop

Protagonista do documentário Life through a lens (Vida através das lentes), de 2006, Annie Leibovitz foi uma das crias do fotojornalismo da Rolling Stone. Nascida em Westport, no estado norte-americano de Connecticut, Annie começou a se interessar por fotografia em viagens familiares e, recrutada pelos jornalistas roqueiros no começo da década de 1970, registrou momentos importantes do movimento hippie. Sua obra foi, sobretudo, na forma de retratos. Era conhecida por se envolver com as pessoas que fotografava.

Ela fez algumas fotografias de John Lennon que estamparam capas e matérias da revista, incluindo a foto de 1980, no dia de seu assassinato. Excursionou com os Rolling Stones, registrando momentos extremamente junkies dos astros, com Keith Richards caindo pelos cantos devido à bebida e às drogas, além dos registros das perfomances de Mick Jagger.

A técnica de Leibovitz, com o passar do tempo, foi captar não somente as pessoas que fotografava, mas o ambiente em que elas trabalhavam e viviam. A repórter não apenas registrava, mas procurava pegar, discretamente, quadros do cotidiano. Isso contribuiu para que ela passasse a contruir as fotografias.

Seu talento não ficou restrito ao rock, passando a editar e fotografar pela Vannity Fair e registrando capas históricas como a de Demi Moore nua e grávida. Passou a fotografar celebridades, que foram desde Whoopi Goldberg até Arnold Schwarzenegger, na época que ele cultivava o corpo, que fazia fisiculturismo. Recentemente, Annie fez ensaios fotográficos com Robert Downey Jr., na sua retomada no cinema, e até astros como George Clooney e Julia Roberts. Annie Leibovitz também contribuiu para Vogue, registrando Jennifer Hudson, a primeira cantora negra a estampar a grande revista de moda.

"Isso não importa, o que interessa somos eu e você" disse Annie Leibovitz, olhando para a câmera e para o seu retratado.

Agradecimentos a professora Helena Jacob da Faculdade Cásper Líbero, que me apresentou essa grande fotojornalista do rock.

Foto histórica, e polêmica, de Demi Moore nua
Uma das maiores produções de Leibovitz

4 comentários:

  1. Só faltou falar sobre a dívida gigantesca dela e a consequente falência. E do casamento com a Susan Sontag.

    ResponderExcluir