
A melhor história do Homem de Aço nos últimos anos ganha uma adaptação fantástica para DVD e Blue-Ray
Em 2009, a DC Comics resolveu lançar duas minisséries especiais sobre seus dois principais personagens: Superman e Batman. A intenção era criar um arco curto e fechado, feito pelas melhores mãos disponíveis para o trabalho. O próprio nome das minisséries já chamava a atenção, All-Star. Os resultados foram dispares. All-Star Batman, feita pelas mãos de ninguém menos que Frank Miller, naufragou epicamente. Foi um desastre de vendas e crítica. Já All-Star Superman, escrita pelo polêmico Grant Morrison foi simplesmente um marco na história do Homem de Aço, ganhando agora uma merecida adaptação para DVD e Blue-Ray.
Adaptar All-Star Superman foi, acima de tudo, uma decisão corajosa da DC e da Warner Bros. A minissérie não é uma história “comum”, como A morte do Superman ou Apocalipse, que já foram adaptadas (por mais que a primeira não seja exatamente comum também). A verdade é que, aproveitando a liberdade que uma minissérie lhe dá, Grant Morrison acabou por criar um manifesto sobre o que significa a existência de um ser como Superman, com poderes de um Deus, mas que escolheu lutar por pessoas mais fracas em vez de conquistá-las. Em apenas 12 volumes Grant Morrison faz pelo Superman aquilo que Alan Moore fez por Batman em A Piada Mortal. E o mais impressionante é que tudo foi adaptado à perfeição na animação recém-lançada.
A premissa de All-Star Superman é tão simples quanto fantástica. Tentando salvar uma missão tripulada ao sol, Superman cai em uma armadilha de Lex Luthor, e acaba tendo suas celulas saturadas pela energia solar, o que triplica seus poderes e sua capacidade mental. Contudo, isso também faz dele um paciente terminal. O Superman está morrendo, e ele precisa decidir o que fazer em seus últimos dias. Vale lembrar que, como uma minissérie, Grant Morrison não precisou se preocupar com a cronologia oficial das histórias do Superman, ou com qualquer conseqüência de seu trabalho. Ou seja, ele teve liberdade completa e absoluta.
Com um traço leve e pasteurizado, que lembra um pouco as animações européias, All-Star Superman é um espetáculo aos olhos quando assistida em HD. Cada movimento de plantas e cabelos é trabalhado ao extremo, e podemos perceber cada detalhe. As cenas no espaço se tornam especialmente encantadoras, e poderiam ser muito bem fotografadas e transformadas em um quadro. Mas é no roteiro mesmo que está o motivo pelo qual a animação é memorável. O árduo trabalho de adaptar 12 volumes foi feito com maestria, e embora o trabalho completo de Grant Morrison não esteja na animação, a sua essência foi mantida e respeitada.
Embora a presença maior em cena seja de Superman e Lois Lane, todo o roteiro gira em torno da conturbada e pouco esclarecida relação entre o Homem de Aço e Lex Luthor. Afinal, por que Lex odeia tanto o Superman? De onde vem sua obsessão? Sem querer entregar qualquer tipo de spoiler, Grant Morrison responde esta pergunta usando um terceiro personagem: Clark Kent. Tratar o alter-ego de Superman como um personagem à parte e fazendo-o dialogar com Lex Luthor e com Lois Lane dá uma magnitude muito maior à imagem já batida do herói. E ainda por cima, de forma quase involuntária, responde de forma inquestionável uma dúvida que todo fã já teve: Por que ninguém reconhece Clark Kent como o Superman, mesmo que ele use apenas um par de óculos?
All-Star Superman não é uma história palatável e fácil, e um espectador que não está familiarizado com o universo DC pode ser sentir em um lugar completamente estranho. Discussões e referências sobre este universo são lançadas a todo momento, e seus aspectos e conceitos mais fantásticos e abstratos são tratados como se fossem algo natural e simples. De fato, Grant Morrison fez um trabalho para fãs de Superman, e é assim que a animação também deve ser tratada. Difícil, complexa, profunda, mas absolutamente genial.
Rapaz, escreveu bem essa hein? Fiquei com vontadede assistir essa animação agora. Recomenda mais alguma dessas que tem saído da DC ou Marvel? Não vi nenhuma.
ResponderExcluirO Superman morreu mesmo??
ResponderExcluir