domingo, 28 de agosto de 2011

Steve Jobs sai da presidência da Apple; conheça os talentos de sua empresa


Depois de fundar a Apple em 1976, ser demitido em 1984 e retomar a empresa em 1997, Steve Jobs abandonou o cargo de CEO da companhia no dia 24 de agosto, nesta semana. Os jornais e as publicações internacionais relembraram sua carreira em uma gigante de inovação no mundo todo. Mas poucos lembraram de outros gênios, que botaram a mão na massa na criação dos gadgets da maçã.

Confira, abaixo, os gênios ocultos por trás do ex-CEO da Apple:

Steve Wozniak - Engenheiro da computação e programador, Woz foi gênio da eletrônica que criou os primeiros microcomputadores da empresa, quando a Apple ainda funcionava na garagem. Foi o responsável pelo Apple I e pela revolução que foi o Apple II, o primeiro computador com jogos eletrônicos. Até hoje, é uma espécie de guru para os novos engenheiros da companhia.


Jef Raskin - Formado em filosofia e matemática, Raskin foi o homem que deu o pontapé inicial para o projeto Macintosh, em 1979. Ele tem uma teoria sobre "egonomia da mente", que se reflete nos equipamentos da Apple, modernos e adaptados ao uso humano. A ideia do primeiro Mac era aproximar a computação das máquinas mainframes do usuário comum.


Jonathan Ive - Ive é da leva de novos designers da Apple: Desenhou o PowerBook, o primeiro MacBook e grande notebook MacBook Pro. Mas o ápice do profissional foi um celular feito a pedido do próprio Steve Jobs: O iPhone. Em 99, Ive foi eleito um dos maiores inovadores de até 35 anos pela revista MIT Technology Review TR100.


Tony Fadell e Michael Dhuey - Dhuey ajudou a desenvolver o Macintosh II no final dos anos 80, mas só foi se destacar na empresa em 2001, quando desenvolveu um MP3 Player único. Ele e o jovem Tony Fadell foram os responsáveis pelo hardware do primeiro iPod. Desde então, a Apple mudou a indústria musical e popularizou o comércio digital de conteúdo. Ao lado do iPhone, os modelos de iPod fazem parte da principal linha de produção mobile da empresa.

Tony Fadell

Michael Dhuey

3 comentários: