terça-feira, 8 de maio de 2012

Forbes diz: Por que jornalismo é a melhor profissão?


O site da revista Forbes publicou no dia 10 de abril uma reportagem da jornalista Jacquelyn Smith sobre as melhores e piores profissões de 2012. Jornalismo apareceu como o quinto pior trabalho. Para dar o contraponto, no dia 16 do mesmo mês, o jornalista Jeff Bercovici fez um texto em defesa da profissão.

Independente de todos os problemas que os repórteres enfrentam - baixos salários, poucos empregos, alta rotatividade e muito trabalho freelance (sem carteira assinada) -, os argumentos de Bercovici se mostram bem maduros.

Veja abaixo quais são eles.

- Você está sempre aprendendo. Jornalismo é uma profissão como a de um estudante, com a diferença que você é sempre cobrado a pensar e melhorar seu modo de pensamento.

- Você é pago para consumir uma tonelada de informações. The Wall Street Journal, The New York Times, Guardian, CNN e muitos outros conteúdos são cobrados na sua leitura diária, fora uma porção de blogs. Que outra profissão teria isso?

- Você é pago para conhecer pessoas interessantes. Isso vale para qualquer tipo de pessoa. Excelentes histórias podem surgir de uma pessoa de origem humilde, da periferia. Essa é uma dos melhores aspectos dessa profissão.

- Você é pago para conhecer celebridades. Sejam elas interessantes ou não, algumas vezes você pode ter que abordar uma pessoa ilustre, dependendo de qual segmento do jornalismo você trabalha.

Jeff Bercovici também diz que jornalistas podem, eventualmente, se tornar celebridades ou se tornarem conhecidos por seu estilo e por suas expressões. Esses dois últimos itens são interessantes, mas acho mais fundamental o fato de que se é remunerado para consumir, conhecer e tratar informações preciosas para a sociedade. Com todos os problemas das redações, não há como retirar totalmente o prazer de trabalhar com notícias, segundo esses itens levantados.

3 comentários:

  1. vc não é "pago para consumir informação". Vc é pago pra produzir, consumir faz parte da coisa. Sei lá..argumentos fracos. Se for pra ser pago e conhecer gnt famosa/importante, preferiria ser RP. Paga melhor

    ResponderExcluir
  2. INTERESSANTÍSSIMO. THIAGO, COMO BOM JORNALISTA QUE SOU, SEI OUVIR E ENTENDER OS DOIS LADOS. RESPEITO SUA OPINIÃO, MAS MESMO ASSIM, ACHO QUE VOCÊ TEM QUE TER UM LADO CRÍTICO, MAIS... DIGAMOS... CRÍTICO. SE VOCÊ FOR JORNALISTA, ESPERO QUE FAÇA COMO O NOSSO AMIGO E DEFENDA SUA PROFISSÃO.

    ResponderExcluir