quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mídia NINJA e o problema dos blogs com o jornalismo

Blogs são excelentes veículos de reflexão, opinião e análise. No entanto, ainda são veículos fracos na aplicação do jornalismo em tempo real, geralmente limitados por pouco dinheiro ou mesmo por não optar por esse caminho trabalhoso de conteúdo. Post pago e pequenos anunciantes ainda não financiam grandes reportagens ou mesmo reportagens constantes.

Eis, então, que surgiu um novo veículo relevante no cenário nacional. A Mídia NINJA (@midianinja), idealizada pelo jornalista Bruno Torturra (@toturra), decidiu cobrir de perto as manifestações contra a tarifa de ônibus em São Paulo e os demais protestos em todo Brasil. Deu muito certo, e em formato blog/rede social. Ninja é uma sigla para “Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação”.


Os blogs continuarão com limitações de verbas. No entanto, com uma boa pauta na mão - no caso, os protestos nas ruas - você pode viabilizar novos veículos através dos sites. Em contato com os manifestantes, NINJA fez streaming em vídeo que chegou a atrair 20 mil pessoas. Conseguiram transmitir material autovisual em até 1h30min de gravação.

Você acha que o jornalismo morreu, ou está morrendo? Dá uma olhada na página do Facebook do NINJA e na cobertura constante no Twitter deles. Os blogs e as redes sociais podem, novamente, salvar o jornalismo. Mesmo com a notícia sendo um produto caro, difícil de ser adquirido de forma inédia e trabalhoso.

6 comentários: