quinta-feira, 22 de julho de 2010

Brasil: Produzindo bons vídeos na internet


Ok. Vou escrever sobre um assunto tão batido que até o Fantástico da Rede Globo já comentou sobre. Vídeos no Youtube e o crescimento dos vlogers no Brasil.

Plataforma audiovisual não é novidade por aqui. Todo mundo vê e reparte vídeos engraçados no trabalho, entre parentes e amigos, além de comentar e retransmitir notícias importantes nesse formato digital. No entanto, o que está surgindo como novidade agora é a alta de desenvolvimento de produtos nesse segmento, e são produções com qualidade dessa vez.

Um exemplo deles é o trabalho de um jovem chamado Gustavo Horn. Vlogueiro diferente, o rapaz faz vídeos que parecem documentários, com alguns elementos de experimentalismo. Abaixo, você pode conferir um que ele fez sobre o tema "O que você faz da sua vida". São produções que poderiam ser comerciais, curta-metragens e não apenas "eu e minha câmera", com notícias. Vale a pena:



Claro, comentando sobre o trabalho de Horn, eu não estou menosprezando o sucesso de caras como PC Siqueira e Felipe Neto, explodindo desde abril deste ano. Esses dois outros exemplos são pessoas que simplesmente pegaram câmeras e começaram a fazer programas com confissões pessoais e opiniões que cativam as pessoas. Todos os vídeos atuais estão recebendo um up com programas de edição como Sony Vegas (PC) e Final Cut (para Macs). Os "vlogueiros" estão também atraindo a atenção de emissoras grandes como a MTV, como no caso de Ronald Rios, já estrevistado aqui no Bola.

Independente dos vídeos serem um modismo atual dos usuários brasileiros, sua expansão é um benefício para todos. No jornalismo, estudantes podem experimentar se lançar nesse formato, atingindo um público diferenciado na internet, atento aos aspectos diferentes de coisas muito comentadas, como Copa do Mundo, política e outros assuntos.

Nenhum comentário:

Posts mais lidos