sexta-feira, 27 de abril de 2012

Bola da Foca é um nome ridículo: Quatro anos de blog


Estava lendo o blog do editor da Whiplash.net, o João Paulo Andrade, e vi um texto com o título "O nome e URL do site: o maior erro da minha história na Internet". No post, ele reclama que o nome Whiplash não é facilmente associado com um site voltado para rock e heavy metal, especialmente para os algorítmos da busca do Google, que selecionam e privilegiam nomes mais simples. João Paulo, no entanto, realça que o nome tem forte significado para ele. E que o site faz sucesso até hoje, no ar desde 1996.

Bola da Foca não é diretamente relacionado a um blog de mídia e jornalismo, mas é um trocadilho simples e bacana. Pensei nesse nome enquanto estava em uma viagem de ônibus, com uma rima óbvia e idiota na cabeça, sem imaginar que escreveria nesse blog por mais de quatro anos. Neste mês, no dia 8, esse espaço que criei, para praticar jornalismo colaborativo, completou mais um ciclo em sua etapa.

Eu concordo com João Paulo. Se fosse fazer um site hoje, tomaria um cuidado extra no nome. No entanto, acho que a internet tem muito a ganhar com nomes e ideias espontâneas, independente da mecânica de buscas do Google. Este blog não é o melhor de seu segmento, mas foi uma porta de abertura para mim, e para muitos amigos meus, praticarem o que gostam de fazer: Produção de textos de qualidade. Com isso, todos nós aprendemos mais, sempre.

2 comentários:

Nathi disse...

Tomei mas tempo pensando no nome do meu blog do que me decidindo a fazer um.

Mesmo assim, depois tive muuitas boas ideias, não sei se melhores ou piores. Mas fiquei curiosa, de onde saiu "a bola da foca"?

Pedro Zambarda disse...

Bola da Foca significa um espaço onde focas de redação, novatos no jornalismo, podem exercitar seus textos.

É uma rima tosca que criei no ônibus, depois de decidir fazer o blog com o Thiago :)

Posts mais lidos