domingo, 23 de junho de 2013

Com os protestos no Brasil, uma proposta: Uma Constituinte

Compartilho no blog um texto de Lucas Fontelles, estudante de Relações Internacionais pela PUC-SP e, atualmente, intercambista e também estudante na Science Po, em Paris. Ele lançou uma proposta de Constituinte na internet, com o objetivo de reformar a atual Constituição Brasileira atendendo aos anseios atuais da população no país.



Colo o texto dele abaixo, pois considero importante para a discussão:

"Amigos,

Quem compareceu ontem à manifestação pôde ver a enorme amplitude e heterogeneidade dos manifestantes. Pessoas de todas as idades, profissões, classes sociais foram às ruas para expressar sua indignação com tantas coisas erradas que existem no Brasil e com o sistema político viciado que impede as mudanças que precisamos. Ontem vivemos a maior manifestação das últimas décadas, e isso orgulha e emociona quem é brasileiro.

Porém, como muitas pessoas já estão comentando pelas redes sociais, é verdade que o aumento do manifesto trouxe uma enorme quantidade de bandeiras e objetivos que passaram em muito os "20 centavos" iniciais. Em uma situação como essa, há o risco desse movimento que possui uma força enorme agora perder força com o passar do tempo e não atingir nenhum dos milhares objetivos pretendidos. Isso ocorreu com movimentos similares a esse como o Occupy Wall Street, os Indignados na Espanha, entre outros. É por isso que precisamos de uma bandeira única e possível que unifique todas as nossas demandas e aspirações por mudança.

Acredito que essa bandeira é a bandeira por uma Constituinte. Podemos pressionar o congresso nacional para que eles aprovem uma Assembléia Constituinte. Infelizmente pela nossa Constituição apenas o Congresso pode aprovar uma Constituinte. Mas é apenas com ela que conseguiremos fazer a Reforma Política e a Reforma Tributária que o país precisa no momento e que nunca saem pois são contra os interesses dos políticos eleitos. Uma Constituinte com deputados eleitos por nós e não pelo Congresso, e que seriam proibidos de concorrer a cargos eletivos nas próximas eleições.

Não precisamos dividir o movimento agora. Não precisamos expulsar os de classe média, nem os pobres, nem os com partido nem os sem partido. Precisamos sim é que todos saiam de suas casas e se unam para pressionarmos os políticos com essa bandeira que é comum a todos nós que queremos ver uma mudança de fato nesse país. Não precisamos gostar do PT, nem do PSDB, nem do PMDB, nem do PSOL nem do PSTU, precisamos sim é que os deputados desses e outros partidos sejam pressionados a fazer o que queremos.

Espero que todos que gostem compartilhem essa idéia para vermos esse movimento mais forte e mais unido.

Abraços e vemprarua."

Um comentário:

Anônimo disse...

Great work! That is the kind of info that
are meant to be shared across the web. Shame on the search engines
for now not positioning this put up upper! Come on over and
consult with my website . Thank you =)

Here is my web-site ... avanquest fix it utilities

Posts mais lidos