quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Por que fazer uma graduação em Filosofia?

Desde 2010, eu faço um curso de graduação em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP). Ao chegar no quarto ano do curso, resolvi tentar responder uma pergunta: Por que você deveria estudar isso? Tentei não dar respostas muito óbvias, como parecer inteligente, escrever de forma prolixa ou entender o sentido da vida. Estes são argumentos (bem) superficiais.

Foto: Réplica da escultura "O Pensador", de Auguste Rodin, em Berlim. Autora: Andréa Lagareiro
Filosofia não dá dinheiro, filosofia geralmente é um conhecimento utilizado para formar professores de filosofia e, em casos de sucesso e bem raros, filosofia pode ser assunto de livros que são sucesso de crítica (e não de vendas). A notoriedade de um pensador normalmente acontece depois de sua morte.

Saindo dessas superficialidades, seguem 10 bons motivos para estudar filosofia.

1. Estudar filosofia é entender o começo da ciência, da cultura e do conhecimento. Quem estuda os pensadores, entra em contato com literatura, física, biologia, matemática e as diferentes abordagens para absorver informações - Ler os textos de Galileu Galilei ajuda a entender mecânica básica da física, enquanto René Descartes esclarece o papel das matemáticas em suas Meditações. Voltaire traz os textos de folhetins e dos jornais da imprensa revolucionária francesa. Aristóteles lida com os princípios da biologia. Ludwig Wittgenstein eleva o papel da linguagem para conhecer qualquer coisa.

2. Filosofia contribui para conectar diferentes conhecimentos - A ontologia (palavra que deriva dos termos gregos "ontos", que significa ser, e "logos", estudo) é o assunto principal de qualquer filósofo. Nesse aspecto, a filosofia se aproxima bastante do jornalismo e da comunicação como um todo. Ela lida com diferentes conhecimentos conectados. Ela tem como objeto de estudo o ser humano. E ele não se conhece apenas por números, por linguagem ou apenas pela ciência pura.

3. As ideias contribuem para acontecimentos práticos - Os socráticos, na Grécia, transformaram o pensamento mitológico em racionalidade e em conhecimentos científicos. Os estoicos, em Roma, prepararam o império para a decadência. Os iluministas traduziram os ideias da Revolução Francesa, que decapitou a realeza e até mesmo os próprios revoltados. Hoje há filósofos que pensam os limites da ciência e da extrema especialização, como Edgar Morin em Paris. A filosofia também se traduz em ideologias políticas e econômicas, como Adam Smith, no liberalismo capitalista inglês, e Karl Marx, na esquerda alemã.

4. A filosofia te ensina a pensar criticamente e a reproduzir as principais ideias históricas - Para que você tenha propriedade ao questionar a forma como a sua sociedade se comporta, é fundamental ler e depurar os autores que influenciaram gerações de outros pensadores, cientistas e figuras importantes da história. A filosofia nem sempre se comporta de forma linear e cronológica, mas influencia toda a humanidade, de uma forma ou de outra.

5. Filosofia te ensina o valor do sofrimento e das lições cotidianas - Os pensadores traduzem muitas de suas ideias em passagens de suas próprias biografias. No entanto, nenhum deles ensina a ser feliz, como alguns autores de autoajuda pregam. Mesmo assim, as histórias pessoais dessas pessoas acabam contribuindo para conhecimentos práticos da vida.

6. Filosofia mostra, claramente, que o conhecimento não é algo definitivo - Por ser mãe da ciência, e mais antiga do que ela própria, a filosofia prova que pensar não é definir as coisas de maneira fechada. As ideias estão em constante reforma e é por este motivo que ela floresce no ambiente acadêmico, às vezes transbordando para fora dele.

7. Estudar filosofia é, primordialmente, aprender a ler - E, para ler corretamente os autores, os professores deste tipo de curso passam anos depurando os diferentes vocabulários dos pensadores. Dar aulas de filosofia não significa simplesmente resumir livros, mas muitas vezes consiste em fazer leituras coletivas nas salas de aula.

8. Filosofia pode nos ajudar a pensar de maneira mais simples - Ao lidar com questões complexas elaboradas por livros filosóficos, você aprende que sua vida é muito diferente daqueles pensadores. No entanto, mesmo com essas diferenças, conseguimos enxergar suas ideias presentes em fatos mais banais. Com novas referências adquiridas dos conhecimentos filosóficos, conseguimos separar o que é importante. Nos tornamos mais simples, em determinados aspectos.

9. Filosofia é, acima de tudo, um exercício mental - Pensar filosoficamente contribui para que você não fique acomodado. Pensar de forma aprofundada acaba sendo, um pouco, pensar contra você mesmo. Você consegue calejar suas ideias ao praticar a filosofia. E isso é saudável.

10. A boa filosofia é um bom exercício de humildade - Filósofos que pensam nos limites do ser humano, no desespero, na dor e na morte nos fazem entender que o homem precisa de muito pouco para viver bem e até de maneira saudável. Por esse motivo, as boas ideias acabam sendo um exercício de humildade, que nos livra dos pensamentos mais fúteis, tanto do ponto de vista consumista quanto do ponto de vista do egoísmo puro.

Nenhum comentário:

Posts mais lidos