quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Metal de videogame

Fazer um espetáculo com música de videogame, no Brasil, é pra poucos. A banda Megadriver, que abriu shows para o espetáculo Video Game Live (VGL) ano passado, fez uma apresentação aberta dia 30, na Campus Party, área da Petrobrás. Nino lidera essa banda que mescla heavy metal e clássicos dos games ao lado da guitarra base discreta de Ricardo, a bateria de Jeff, o baixo de Rubão e o estreante vocalista Allan Big Thunder. Antes de começarem o espetáculo, foi apresentados aos presentes pelo músico internacional Tommy Tallarico, que lidera a VGL em turnê pelo mundo todo e que se mostrou admirador da música dos garotos.

Por Pedro Zambarda

Mas os caras não apenas executaram versões de Greenhill, do game Sonic, ou a música-tema de Metal Gear Solid. Buscaram uma interação diferente com a platéia. Durante a performance de Mad Racer, do jogo Top Gear do Super Nintendo, um convidado tocou a música no software Frets on Fire, uma espécie de Guitar Hero, open source, simulando em game um guitarra. Na execução de temas de Street Fighter, outro espectador foi chamado para enfrentar o personagem Ken num simulador do game Street Fighter II. Os presentes vibravam tanto com a música quanto com o combate na telona.

Durante a execução de temas de Final Fantasy, o telão mostrou um apanhado de todos os games. Enquanto acontecia o espetáculo de cenas nostálgicas, Nino fez solos improvisados, enquanto Ricardo executou o tema original na íntegra, sendo um dos ápices do show.

Em pouco mais de uma hora, vimos temas de jogos como Castlevania, Golden Axe e várias passagens de rock pesado criadas pela própria banda. Allan Big Thunder estreou com um vocal muito semelhante ao de banda de heavy metal melódico, abusando da potência de agudos e outras variações de voz.

A platéia estava sentada no chão e deitada nas redes da bancada da Petrobrás no inicio do show. Nino conseguiu convocar todas as pessoas a levantarem e vibrarem com ele e a banda. "Vamos gente, vamos fazer o show aqui na frente, pulando" disse o frontman, convencendo seu público.

Sua guitarra, que possui o corpo com o rosto do Sonic, atraiu a atenção de boa parte dos presentes, incluindo fotógrafos e cinegrafistas. A banda começou por conta das modificações de instrumentos que Nino fez, criando uma guitarra com a carcaça de um console Megadrive. Hoje já é uma banda de heavy metal com reconhecimento internacional pela VGL.

Na Campus Party, após a apresentação, os músicos venderam exemplares autografados do CD Metalhog, com temas de Sonic. Apesar desse comércio para ajudar a banda, você pode acessar hoje mesmo o site dos caras e baixar gratuitamente as MP3, sem gastar nada e prestigiando esse projeto que exalta os games. Os jogos eletrônicos encontram melodia e peso na música do Megadriver.


Nenhum comentário:

Posts mais lidos