sábado, 3 de julho de 2010

Sobre Platão, música e matemática


O filósofo Platão pode ter antecipado em 2000 anos a revolução que Galileu Galilei causou na ciência em 1610.

Explico.

O acadêmico Jay Kennedy, da Universidade de Manchester, estudou por cinco anos as obras platônicas mais influentes no pensamento ocidental, entre elas A República. O pesquisador detectou frequencias harmônicas e desarmônicas nos manuscritos em grego. Esses indícios levam a concluir uma organização musical no texto, que pode ser derivada de uma ordenação matemática, uma herança de Pitágoras no pensamento de Platão.

Kennedy argumenta que essa ordenação é uma mensagem secreta que o discípulo de Sócrates pretendia passar. No contexto em que vivia, a Grécia era ainda dominada pelo pensamento mítico, que condenou seu mestre à morte. Uma obra escrita com uma estrutura matematizável é uma mensagem clara, segundo o pesquisador: o mundo é regido por números, não por deuses.

Galileu Galilei trouxe essa revolução na modernidade ao contestar a visão medieval do universo e, com experimentos do telescópio, provar a centralidade do Sol no lugar da Terra. Se o mundo matemático de Platão fosse revelado anteriormente, provavelmente outro físico teria chegado às revelações galileanas, segundo Kennedy. No entanto, o pensador grego optou por esconder a mensagem, visando sua própria sobrevivência em seu tempo, sob o domínio religioso.

Agradecimentos especiais aos grupo de discussão de Filosofia da Universidade de São Paulo, que me repassaram estas informações.

Fontes: BBC (em português) e artigos de J. Kennedy.

Posts mais lidos