quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os problemas para usar o Galaxy Tab


Com vendas iniciadas no Brasil em novembro de 2010, o Galaxy Tab trouxe o sistema operacional Android e a marca Samsung para bater de frente com o tablet da Apple, o iPad. Todo esse cuidado com o gadget mostra que ele é bom, um dos melhores do mercado? Sim. Mas há alguns poréns.

Para quem quer ter um computador de mão prático, com tecnologia touch capacitiva (navegação com os dedos), o Galaxy Tab atende bem às expectativas. Ele também é menor e mais leve que o seu concorrente. E é exatamente nesse quesito que começam os problemas.


Tela em pé: longa. Tela deitada: estreita

As dimensões do Galaxy Tab são 18,88 cm de altura, 12,03 cm de largura e 1,14 cm de espessura. O iPad tem 24,28 cm de altura, 18,97 cm de largura e 1,34 cm de espessura. A Samsung acertou em fazer um aparelho menor, mas trouxe um problema com isso. Dá pra sacar qual é?

A proporção de altura e largura do Tab está em escala diferente do iPad. Arredondando os números, o iPad tem uma escala de 24:19, enquanto o Galaxy vem em 19:12 - praticamente a metade da tela do iPad. No final das contas, o efeito que fica é o de uma tela alongada, quando posicionado na vertical; e uma tela achatada, quando na horizontal.

Nos testes feitos com vídeos e com a TV digital, nenhum problema de proporção foi detectado. No entanto, na navegação cotidiana, as imagens mudam com o giro do tablet na mão do usuário. Não é nada significativo, mas foge dos padrões e pode ser considerada um problema.

O teclado touchscreen

O problema da posição das telas não se restringe à visualização. Ao acionar o teclado digital, o problema se amplia, mas de uma maneira reversa. É ruim digitar com a tela em pé, mesmo com o recurso Swap para acelerar a formação de palavras na tela touch.

Deitado, na horizontal, o teclado fica mais bem disposto na tela. Com botões alongados, você pode tocá-los com os dedos com mais facilidade. Não é a mesma sensibilidade do iPad, mas, por muito pouca diferença de segudos, ele responde numa velocidade razoável aos comandos de toque.


Concluindo

O Galaxy Tab acerta em uma proposta de tablet mais compacto. O Galaxy também lançou na mosca ao ter conexão com TV digital e uma tela com boa resolução. Também fez bem com câmera interna e externa. Mas, como toda mudança, vieram algumas diferenças que podem incomodar os consumidores.

Talvez a Samsung, em uma versão atualizada, redesenhe o tablet para que ele fique com uma proporção mais harmônica. Mesmo assim, há quem não reclame das diferenças.

Posts mais lidos