terça-feira, 19 de abril de 2011

All-Star Superman nas telonas


A melhor história do Homem de Aço nos últimos anos ganha uma adaptação fantástica para DVD e Blue-Ray

Em 2009, a DC Comics resolveu lançar duas minisséries especiais sobre seus dois principais personagens: Superman e Batman. A intenção era criar um arco curto e fechado, feito pelas melhores mãos disponíveis para o trabalho. O próprio nome das minisséries já chamava a atenção, All-Star. Os resultados foram dispares. All-Star Batman, feita pelas mãos de ninguém menos que Frank Miller, naufragou epicamente. Foi um desastre de vendas e crítica. Já All-Star Superman, escrita pelo polêmico Grant Morrison foi simplesmente um marco na história do Homem de Aço, ganhando agora uma merecida adaptação para DVD e Blue-Ray.

Adaptar All-Star Superman foi, acima de tudo, uma decisão corajosa da DC e da Warner Bros. A minissérie não é uma história “comum”, como A morte do Superman ou Apocalipse, que já foram adaptadas (por mais que a primeira não seja exatamente comum também). A verdade é que, aproveitando a liberdade que uma minissérie lhe dá, Grant Morrison acabou por criar um manifesto sobre o que significa a existência de um ser como Superman, com poderes de um Deus, mas que escolheu lutar por pessoas mais fracas em vez de conquistá-las. Em apenas 12 volumes Grant Morrison faz pelo Superman aquilo que Alan Moore fez por Batman em A Piada Mortal. E o mais impressionante é que tudo foi adaptado à perfeição na animação recém-lançada.

A premissa de All-Star Superman é tão simples quanto fantástica. Tentando salvar uma missão tripulada ao sol, Superman cai em uma armadilha de Lex Luthor, e acaba tendo suas celulas saturadas pela energia solar, o que triplica seus poderes e sua capacidade mental. Contudo, isso também faz dele um paciente terminal. O Superman está morrendo, e ele precisa decidir o que fazer em seus últimos dias. Vale lembrar que, como uma minissérie, Grant Morrison não precisou se preocupar com a cronologia oficial das histórias do Superman, ou com qualquer conseqüência de seu trabalho. Ou seja, ele teve liberdade completa e absoluta.

Com um traço leve e pasteurizado, que lembra um pouco as animações européias, All-Star Superman é um espetáculo aos olhos quando assistida em HD. Cada movimento de plantas e cabelos é trabalhado ao extremo, e podemos perceber cada detalhe. As cenas no espaço se tornam especialmente encantadoras, e poderiam ser muito bem fotografadas e transformadas em um quadro. Mas é no roteiro mesmo que está o motivo pelo qual a animação é memorável. O árduo trabalho de adaptar 12 volumes foi feito com maestria, e embora o trabalho completo de Grant Morrison não esteja na animação, a sua essência foi mantida e respeitada.

Embora a presença maior em cena seja de Superman e Lois Lane, todo o roteiro gira em torno da conturbada e pouco esclarecida relação entre o Homem de Aço e Lex Luthor. Afinal, por que Lex odeia tanto o Superman? De onde vem sua obsessão? Sem querer entregar qualquer tipo de spoiler, Grant Morrison responde esta pergunta usando um terceiro personagem: Clark Kent. Tratar o alter-ego de Superman como um personagem à parte e fazendo-o dialogar com Lex Luthor e com Lois Lane dá uma magnitude muito maior à imagem já batida do herói. E ainda por cima, de forma quase involuntária, responde de forma inquestionável uma dúvida que todo fã já teve: Por que ninguém reconhece Clark Kent como o Superman, mesmo que ele use apenas um par de óculos?

All-Star Superman não é uma história palatável e fácil, e um espectador que não está familiarizado com o universo DC pode ser sentir em um lugar completamente estranho. Discussões e referências sobre este universo são lançadas a todo momento, e seus aspectos e conceitos mais fantásticos e abstratos são tratados como se fossem algo natural e simples. De fato, Grant Morrison fez um trabalho para fãs de Superman, e é assim que a animação também deve ser tratada. Difícil, complexa, profunda, mas absolutamente genial.

2 comentários:

Stephano disse...

Rapaz, escreveu bem essa hein? Fiquei com vontadede assistir essa animação agora. Recomenda mais alguma dessas que tem saído da DC ou Marvel? Não vi nenhuma.

Juliano disse...

O Superman morreu mesmo??

Posts mais lidos