domingo, 10 de abril de 2011

Dilma completa 100 dias de um governo diferente de Lula


A nova presidente do Brasil completa três meses e 10 dias com uma gestão peculiar frente ao Brasil. Dilma Rousseff parece ter uma abordagem mais técnica sobre os problemas econômicos do país, sobre a postura política que um governo deve ter e, inclusive, sobre sua própria postura diante de líderes de outros países, como Barack Obama, que visitou as terras brasileiras mês passado.

Confira, abaixo, 10 acontecimentos que marcam a gestão Dilma com as atuais comemorações:

1) Presidente transformou o palácio do Planalto em uma mostra aberta de 80 artistas plásticas brasileiras, mulheres, incluindo Tarsila do Amaral e seu Abaporu.

2) Dilma não fez alarde durante seu almoço com o vocalista do U2, Bono Vox, na sexta-feira. Órgãos de comunicação do governo não transformaram o evento em uma "festa", como seria na gestão de Lula. Eventos similares, especialmente solenidades, foram tratados da mesma maneira. Alguns acusam o governo de estar vetando o acesso da imprensa para determinadas decisões.

3) O governo ficou com imagem de austero durante a sucessão da presidência da mineradora Vale. Segundo reportagens de O Estado de S.Paulo e da Folha de S.Paulo, o ministro Guido Mantega tentou intervir para que a saída de Roger Agnelli diminuíssem as exportações de recursos para a China. Na visão dos analistas de Dilma, a força da Vale internacionalmente enfraquece o mercado nacional.

4) O ministro da Fazenda, Guido Mantega, decepcionou em tentar conter a constante desvalorização do dólar, que chegou na faixa de R$ 1,65 neste semana. A ausência de medidas econômicas por parte do governo pode fazer explodir a inflação no país.

5) José Sarney, novamente presidente do Senado, suspende concursos públicos e benefícios de horas extras, tentando tirar sua imagem de patriarcalista como autoridade política. Os cortes estão em sintonia com a contenção de gastos do governo.

6) Henrique Meirelles aceitou o cargo de responsável pela Autoridade Pública Olímpica (APO). Seu trabalho, depois de sair do Banco Central, será organizar toda a estrutura do país para eventos esportivos internacionais. Até o momento, isso permanece uma incógnita.

7) Dilma mostrou envergadura, diante da visita de Obama no Brasil, para tratar de assuntos delicados sem desrespeitar o presidente americano. Dilma quer garantir um local no Conselho de Segurança da ONU e está insistindo com Barack Obama para melhorar as relações entre os dois países. Ponto muito positivo para um começo de mandato.

8) A postura do governo se tornou mais crítica em relação ao Irã. Ao contrário de Lula, os ministros de Dilma criticam o autoritarismo de Mahmoud Ahmadinejad e seus constantes desrespeitos aos Direitos Humanos.

9) O governo Dilma criticou a intervenção americana na Líbia, mantendo coerência diplomática.

10) Dilma reforça a estratégia de Lula com o aumento do Bolsa Família, mas traz um enfoque para as donas de casa, tendo um diferencial. O objetivo, desde o governo anterior, é aumentar a entrada de pessoas para a classe média.

Com informações da Agência Estado e do site Exame.com.

Nenhum comentário:

Posts mais lidos