terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mass Effect - O "Star Wars dos games"

Isto não é um review, afinal, não se faz o review de um game lançado há mais de um ano. Então, talvez isto aqui não seja nada muito além de uma reflexão pessoal a respeito de um game que eu acabei de terminar, Mass Effect 2. Sendo assim, vou direto ao ponto e afirmo: A série Mass Effect é hoje uma das mais importantes narrativas sendo desenvolvidas no mundo dos games.

Não me entenda mal, não estou dizendo que Mass Effect tem a maior história já feita nos games, longe disso, embora ele conte uma grande história. No entanto seu grande mérito está justamente em replicar o que já foi feito à perfeição no cinema, TV, literatura e quadrinhos: Mass Effect é um grande e complexo universo de ficção, que pode existir além de sua própria mídia.

A comparação com Star Wars ou Stark Trek é inevitável. Mass Effect se passa no Século XXII, quando a humanidade descobriu as propriedades do “mass effect”, uma tecnologia alienígena que permite viagens interestelares. A partir disso, a humanidade descobre e se insere numa sociedade galática diversificada e estruturada há séculos entre as raças das mais diversas partes do universo. O ser humano é o novato que rapidamente ascende e se torna objeto tanto de fascinação quanto de desconfiança.

Até Mass Effect 2, a Bioware já criou mais 20 raças de aliens para o universo da série. Cada raça tem toda sua biologia, sistema político, hierarquia, tendências e história detalhados no jogo. Guerras, conflitos, animosidades e alianças, tudo é detalhado à exaustão. Então, de certo ponto de vista, não é nenhum exagero afirmar que este universo criado acaba por ser mais completo (embora não necessariamente mais complexo) que o de Star Wars, Star Trek. Na verdade, quando falamos de tal nível detalhe, a lembrança mais próxima vem da literatura, mais especificamente da década de 50: Senhor dos Anéis. Se o processo de criação de ambos os universos é oposto (Tolkien primeiro criou sua Terra Média antes de criar sua história), a precisão e coerência é semelhante.

Mass Effect 3 será lançado em março de 2012, e a BioWare já cofirmou que será o fim da trilogia do Comandante Shepard e de sua luta contra os Reapers. No entanto, é dificil imaginar que essa será a última história contada nesse universo. Se já é da própria cultura dos games estender suas séries em continuações e reboots interminavéis, Mass Effect apresenta uma possibilidade que se não é inédita, é no minimo empolgante: a trilogia de Shepard se encerrará, mas inúmeras histórias ainda poderão ser contadas, sem que algo seja reinventado ou alterado. Seja nos games, no cinema, nos quadrinhos ou em qualquer outro meio. Hoje, 34 anos depois da estréia de Star Wars: Uma Nova Esperança ainda se produz material inédito baseado na obra de George Lucas. Se existe algum candidato a fazer o mesmo hoje em dia, esse candidato é Mass Effect.

Um comentário:

Pedro Zambarda disse...

Acho que todo o review é válido. E a sua comparação é sincera, pessoal e, acima de tudo, com dados que embasam toda a análise.

Meus parabéns pelo ótimo texto :)

Posts mais lidos