segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Morte do imperador Dom Pedro II completa 120 anos

Hoje é aniversário de 120 anos da morte do imperador Dom Pedro II, o governante que ficou mais tempo no governo brasileiro em toda a história do país: 48 anos. Historiadores afirmam que o Brasil teria se desintegrado em vários estados sem seu gorverno, que surgiu depois de um período sem governante único no país.

Nos dez anos em que o Brasil ficou sob o governo de regentes, antes da retomada do império após Dom Pedro I, ocorreram inúmeras revoltas, como a Balaiada e a Guerra dos Farrapos, que queria a independência do Rio Grande do Sul. Dom Pedro II foi coroado em 1841, com 15 anos de idade.

No período em Pedro II era imperador também ocorreram a Guerra do Paraguai, que se arrastou de 1864 a 1870, e a abolição da escravatura no país, em 1888. Dom Pedro foi retirado do poder por um golpe militar liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, que instaurou a República em 15 de novembro de 1889.

Debilitado pelo diabetes, Dom Pedro II morreu dois anos depois, em 5 de dezembro de 1891, no exílio, em Paris, na França, vítima de pneumonia. Seus restos mortais só voltariam ao Brasil em 1920, depois do fim oficial do banimento da família imperial. Desde então, os restos de Dom Pedro II estão sepultados no Mausoléu Imperial, dentro da Catedral de Petrópolis, na região serrana fluminense.

Via Agência Brasil

Posts mais lidos