sábado, 11 de fevereiro de 2012

O maestro da brasilidade em diversas línguas: Tom Jobim



De Orfeu da Conceição até Wave, de Garota de Ipanema até Chega de Saudade, um dos expoentes da bossa nova e da música erudita contemporânea dá as caras em A Música segundo Tom Jobim. E não é o maestro das entrevistas com a imprensa que aparece neste documentário musical, mas sim sua sonoridade que moldou um estilo baseado no jazz americano e suas inúmeras parcerias que deram originalidade para sua obra.

O documentarista Nelson Pereira dos Santos escolheu uma forma ousada de retratar o músico, usando apenas as principais apresentações e composições de sua vida. O trabalho, essencialmente, foi de edição sonora e de resgate de imagens, com o auxílio da própria família de Jobim. O resultado é agradável, sensível e esclarecedor para quem não teve a oportunidade de conviver com o maestro.

Vinicius de Morais está entre os amigos mais íntimos do músico, retratado em suas inúmeras composições em conjunto. Mas o documentário não dá espaço só para ele: Estrelas da MPB como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Miucha e Gilberto Gil estão na telona. Astros do jazz americanos mostram também como transformaram a Garota de Ipanema de Jobim em um fenômeno mundial. Sua obra é mostrada até em francês.

Seja com grandiosas parcerias, ou apenas sozinho com seu piano ou seu violão, Tom Jobim está retratado de forma crua nesse filme. Que se espelha tanto na riqueza de um Orfeu da Conceição quanto nas repetidas versões de seus grandes sucessos, mostrando que ele criou músicas para permanecerem no imaginário popular.

Posts mais lidos