quarta-feira, 8 de abril de 2009

O primeiro ano das Bolas e das Focas

Ontem foi o dia de todos os envolvidos com notícias e informações: os jornalistas (diplomados ou não, apesar de toda a controvérsia). Hoje faz, exatamente um ano, da ligação telefônica feita entre a minha pessoa e Thiago Dias, num clima aparentemente casual. Foi uma conversa despretensiosa que gerou esse blog.

Estava fazendo minha pesquisa científica no CIP (pro pessoal que não estuda na Cásper, é o Centro Interdisciplinar de Pesquisa, que estimula trabalho acadêmico na faculdade), quando resolvemos verbalizar uma conversa prévia feita no MSN Messenger. Sugeri o nome, fruto de uma rima tosca que tinha pensado dentro de um ônibus. Nome e idéia aceitos, aos poucos eu fui gerando o layout, que não é nada 100% original, até o que ele é hoje, com as cores branca e vermelha, predominantemente.

O desenho da foca ao lado (esquerdo), adquirido depois de algumas buscas no Google (imagem cujo autor eu desconheço, não encontrei contato e, se alguém quiser me ajudar, por favor, me envie), gerou uma identidade e uma espécie de logomarca ao blog, devidamente editada. Com a adesão de diversos colaboradores (embora muitos não possam contribuir todos os dias), o espaço tomou forma, disciplinou alguns escritores e disseminou tanto debates quanto alguns conceitos que algumas pessoas não conheciam.

Por mais que muitos reclamem da qualidade dos textos ou dos temas que geram grandes discussões, sou obrigado a expor que este espaço me enche de orgulho, me torna mais humilde para tratar de minha própria profissão e transforma meu olhar de mundo ao checar, com mais detalhes, a visão de meus próprios colegas. Se todos não compartilham dessa visão, espero que, pelo menos, vejam algo de positivo no espaço que temos aqui.

E o futuro que nos aguarda é o profissionalismo, as demandas do mercado e crises que não, necessariamente, acompanham nossas vontades. Então, se não podemos falar ou dar voz a tudo o que nos parece importante, espero que pelo menos o Bola da Foca seja um reduto pequeno para o jornalismo colaborativo, para o treinamento não apenas pela prática, mas pelo exercício, acima de toda teoria ou rua.

Abaixo vocês podem conferir alguns dos horríveis diferentes banners que estiveram no topo do blog, em ordem cronológica. E feliz aniversário para todos nós, leitores ou colaboradores!

Feito em abril até junho de 2008.

De junho até setembro de 2008.

De setembro até novembro de 2008.

Dezembro de 2008 até Janeiro de 2009.

De Janeiro até Fevereiro de 2009.

Final de Fevereiro de 2009 até presente.

4 comentários:

MissBruno disse...

orgulhinho*-*

Unknown disse...

Posso dizer que não poderia estar mais feliz com os rumos que o Bola tomou. Quando tive a idéia de sua criação, na cozinha de minha casa comendo um belo pedaço de bolo, não imaginava que ele iria durar muito tempo. 1 ano então, nem sequer sonhava. Hoje o Bola é ativo, tem em média mais de 25 posts por mês e podemos dizer com toda a certeza que sua qualidade também subiu muito nesses 12 meses.
Obviamente muita coisa ainda precisa ser melhorada, mas agora todos nós temos a certeza de que o blog ainda tem um longo caminho pela frente, cada vez com melhor conteúdo, maior número de leitores, e ainda com aquela sensação de algo feito simplesmente por prazer, e nunca, jamais, uma obrigação.
Um parabéns a todos nós que participamos deste 1 ano de Bola da Foca.

Ivan Torraca disse...

Parabéns Pedro e colaboradores pelo Blog...
Eu acho que ficaria melhor se tivesse sessões fixas...
Porque tem vezes que venho aqui e vejo 3 resenhas seguidas...etc etc...

Continuem batalhando...

Pedro Zambarda disse...

Obrigado, Ivan =]

Posts mais lidos