terça-feira, 7 de abril de 2009

Hoje é o nosso dia

Não é que os demais não sejam, pois o jornalismo, a informação e os leitores são pensados minuto a minuto, por nós ou por outras pessoas, de diversas áreas. Foge do nosso controle, na maioria das vezes.

Apesar dos recentes acontecimentos caóticos da profissão do homem de jornal, é importante lembrar deste dia: em 7 de abril de 1908 foi criada a Associação Brasileira de Imprensa, a ABI, primeiro órgão voltado para a profissão, mesmo com a forte censura exercida previamente pelo Império Brasileiro e as primeiras presidências da República. Não é apenas hoje que temos esse cenário caótico e controverso, que sempre pairou sobre nossa prática diária.

Bom, encerro esse pequena nota recomendando um texto da Federação Nacional dos Jornalistas (a FENAJ, clicando aqui), um do Itu.com.br sobre as controvérsias da data de hoje, e um artigo da Intermezzo, qualificando materiais curtos e resumidos como "mito" e não realidade, ao contrário do que muitos afirmam em nossa profissão.

Não é um dia para comemorar, mas bem que podia ser feriado exclusivo, considerando que não paramos nem no Natal. Cristo sabe!

Nenhum comentário:

Posts mais lidos