segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Teorias da Comunicação, Multimídia e Literatura no Intercom 2009

Há cerca de um mês ocorreu em Curitiba, no Paraná, o maior evento acadêmico e de pesquisas em comunicação. O XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom 2009, reuniu diversos trabalhos em nível nacional na Universidade Positivo curitibana. Mesmo com atraso de um mês para redigir uma matéria neste blog, o Bola da Foca fez uma cobertura ao vivo exclusiva pelo twitter na época do evento, que você ainda pode conferir aqui.

Como abertura, no dia 4 de setembro, sexta-feira, o evento contou com a presença do intelectual Dominique Wolton, doutor em sociologia na França. Sua palestra, que resumiu uma vida inteira de pesquisas, voltou para o tema principal do congresso: "comunicação, educação e cultura na Era Digital". O pesquisador apontou a internet e a quebra de monopólios como a televisão fundamentais para uma mídia que funcione com a sociedade. "Para mim, comunicação é sublime, como o amor em si". A palestra foi feita em francês, com tradução simultânea e uma plateia que lotou o anfiteatro da Universidade Positivo.

A partir do dia 5 de setembro, os núcleos de pesquisa e os grand prix de comunicação começaram suas programações de apresentações nos prédios coloridos do campus. Acompanhamos, no edifício vermelho, o núcleo de pesquisa de Teorias da Comunicação, mediado pelo professor Luiz Claudio Martino, da Universidade de Brasília (UnB). Primeira palestra apresentada por Luís Mauro Sá Martino, da Faculdade Cásper Líbero, Quatro Ambivalências na Teoria da Comunicação, abordou diretamente os principais assuntos do núcleo de pesquisa. às 9h, Luís Mauro questionou o fato da área não possuir um conhecimento específico e depender quase sempre de outras disciplinas para sustentar seus estudos. A discussão foi estendida pela apresentação seguinte, Problemas e Desafios da Pesquisa no Domínio de "Discurso e Media", do pesquisador Giovandro Marcus Ferreira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A conversa permaneceu entre a instabilidade de estudar comunicação e o domínio de grandes empresas no Brasil.

Mesa de discussão do núcleo de pesquisa Teorias da Comunicação.

Dimas Antônio Künsch, pesquisador também pela Cásper Líbero, fez a palestra Mais interrogações e vírgulas, menos pontos finais, apontando problemas do pensamento ocidental no comunicar. "Um único Deus, uma única ciência, uma única verdade. Esse tipo de pensamento é o que nos domina hoje". Por fim, o professor sugeriu que uma nova perspectiva de pensamento deve ser aberta para futuros profissionais, oferencendo outros pontos de vista.

Vindo diretamente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o jovem mestrando Celso Francisco Gayoso apresentou o trabalho A Formação do Campo Científico da Comunicação na América Latina. Abordando nomes de destaque como Jésus Martín-Barbero, Guilhermo Orozco Gomes e pesquisadores de recepção do nosso continente, o pesquisador fez uma comparação dessas correntes de pensamento com a perspectiva do francês Pierre Bordieu, que considera o contexto latino-americano para sua produção de conteúdo, no caso, o científico. A pesquisa trouxe para todos os presentes a pesquisa que é feita no nosso continente, que tem um ponto de vista diferente da Europa e dos EUA, do mundo desenvolvido.

Encerrando o núcleo de Teorias da Comunicação, Osvando Morais, da Uniso, discutiu televisão digital no trabalho A Dinâmica das Teorias da Comunicação. Para o professor, a mudança que a internet traz, além das mudanças nas mídias que temos hoje, demandam novas teorizações. "Mas não se iludam: a televisão digital, considerando o país que vivemos, demorará cerca de 15 anos até ser completamente implantada" afirmou, sem tender para a interpretação mais deslumbrada sobre novas tecnologias.

Depois de cerca de 1h de almoço, das 12h até 13h, retornamos em outro evento do Intercom, no Intercom Júnior, voltado para trabalhos de iniciação científica e graduação, sendo alguns em grupo. Na área de Comunicação Multimídia, vimos a apresentação de Karla Patriota, Laryssa Farias, Julia Rossiter e Daniele Freitas, todas da Universidade Federal de Pernambuco, chamada Convergência de mídias, públicidade e webdesign. O trabalho das meninas surpreendeu por não se fechar apenas em websites, mas no uso de games e mídias sociais para publicizar produtos.

Ariane Fonseca, colaboradora do Bola da Foca, e Lívia Fernandes, ambas da FATEA de Lorena, apresentaram o trabalho Convergência Midiática no Portal Canção Nova. Pesquisando o portal da maior emissora católica do país, as meninas detectaram as vantagens que a internet oferece para esse segmento de público e os problemas dos dogmas religiosos em contato com a comunicação, que são um extenso tema de discussão.

No final do dia, às 18h, Pedro Zambarda, editor deste blog, também apresentou o trabalho O Escritor Albert Camus pela parte de Jornalismo e Literatura da Intercom Júnior. Essas foram algumas das palestras que ocorreram no dia 5.

Dia 6, também às 9h, no núcleo de Teorias da Comunicação, Liráucio Girardi Jr, professor pela Cásper Líbero, apresentou o trabalho As novas tecnologias, o "infocentrismo" e as teorias da comunicação. Liráucio, que tem formação como sociólogo, inseriu o discurso tecnológico de hoje para tentar estudar como a população reage com todo o aparato disponível no mercado. O trabalho vai até a cultura que se desenvolve por meio da tecnologia, e vê a comunicação como elemento fundamental nesse processo.

Outros trabalhos foram apresentados, nas áreas de Relações Públicas e Publicidade. Temas como Cibercultura e Novas Tecnologias tiveram as presenças ilustres de André Lemos e Sérgio Amadeu Silveira, nomes importantes no estudo comunicacional. Intercom é, com toda a certeza, um congresso nacional fundamental para acadêmicos, além de uma aproximação coerente com mercado, seja explorando grandes conglomerados de mídia ou lançando críticas aos trabalhos já consolidados.

Universidade Positivo, Curitiba - local do Intercom 2009.

Nenhum comentário:

Posts mais lidos