domingo, 4 de outubro de 2009

Por que Bola da Foca? Somos bola

Nesses dias, estava conversando com um colega na Cásper sobre problemas profissionais e o ego de muitos jornalistas. E ele atentou para um detalhe neste blog: "cara, não pode ser 'Bola da Foca'. Foca, no nosso jargão, é novato de redação. Nem todo mundo está trabalhando ali".

A observação foi muito bem fundamentada, mas expliquei pra ele que o blog se refere à Bola, não à Foca, embora muitos daqui se identifiquem como focas, sendo que alguns são de fato. Somos um exercício do jornalismo, mesmo amador, creio. Não é que ninguém leve com seriedade os textos deste site, mas ele é construído em uma coletividade voluntária que não envolve dinheiro, apenas admiração pela imprensa ou simples curiosidade.

Por isso sempre seremos bola das foquinhas, e não animais que brincam com ela. Alguns que perseguirem trabalhos, começando por aqui, serão focas e, mais pra frente, veteranos, especialmente com sucesso. No fundo de toda essa questão, eu só criei o nome com o Thiago Dias porque a rima ridícula soava boa, e é bem simples para memorizar.

Posts mais lidos