segunda-feira, 2 de junho de 2008

Tanto por tão pouco...

E aqui está a mais nova coluna do Bola da Foca. Coluna esta que será semanal, sempre às segundas-feiras, e manterá sempre o mesmo formato. A “Tanto por tão pouco” veio de uma conclusão óbvia sobre o ser humano: nós adoramos listas! Seja elas sobre o que for, adoramos listas que citam o pior e o melhor sobre qualquer aspecto. Outro incentivo foi o modo extremamente engraçado como as pessoas se sentem pessoalmente ofendidas quando criticamos qualquer coisa que elas gostem, seja esta crítica baseada em fatos ou não. Ou seja, uma das razões desta coluna existir é a simples e pura polêmica em apontar bandas, atores, autores, filmes ou qualquer outra coisa que seja superestimada pela mídia e pelas pessoas em um aspecto geral. Critérios? Os meus próprios, simples assim. Assim sendo, também deixo o convite para os leitores escreverem nos comentários suas próprias listas de coisas superestimadas.
E aqui vai:

1- Led Zeppelin
A banda base do Hard-Rock mundial. Lendas vivas, virtuosos que faziam milagres tanto no palco quanto no estúdio. Sinceramente? Baboseira! Eu simplesmente não consigo entender tanta veneração em volta do quarteto inglês. John Bonham foi um puta baterista? Claro, mas foi tão melhor assim que qualquer outro? Nunca! Juntando isso com a voz irritante de Robert Plant e a guitarra de Jimmy Page que se repetia no estúdio, e no palco errava notas em parar. E o pior que tais erros, motivados por drogas e álcool, acabaram virando “improviso e virtuosismo” pros fãs. E por favor, alguém me dê uma explicação decente pra letra de “Stairway to Heaven”!!

2- Ulysses Guimarães
Tá, não é legal fala de gente morta, ainda mais velhinhos mortos, mas qual é o real motivo da veneração em volta à pessoa de Ulysses Guimarães? Me arrisco a dizer que seja pela sua ética, mas isso não é qualidade, é obrigação de um deputado federal, mesmo que seja excessão. Ulysses acabou por se tornar obsoleto quando a democracia finalmente chegou ao Brasil, e se viu perdido em meio à alianças e acabou por se juntar à Sarney. Uma campanha presidencial patética se seguiu disso e ele acabou com uma campanha pelo parlamentarismo. O fato é que Ulysses que se mostrou muito útil quando era necessário alguém pra latir, quando foi preciso alguém pra fazer, ele próprio saiu do caminho.

3- Amélie Poulain
Bonitinho, fofinho, francesinho, tudo isso, mas sempre no diminutivo, assim como sua qualidade. O que raios todo mundo vê nesse filme? Por que ele virou cult? Não consigo entender. O filme é tudo isso que foi citado acima, realmente é fácil se encantar por ele, agora um “dos melhores filmes que já vi” como muita gente diz por aí. Calma aí!

4- Janis Joplin
Essa vai em homenagem a um comentário que gerou polêmica em um post da semana passada. Alguém pode me explicar por favor como gritos estridentes se tornam “canta pra caralho”? Não estou questionando sua pessoa, o que ela representou pro rock ou pros hippies e seja lá o que mais falam dela, só estou dizendo que pra mim grito não é igual canto. E aquilo lá são gritos de uma pessoa que nem se quer compunha as próprias músicas. Ei hippies, querem alguém pra louvar? Louvem alguém que saiba cantar, como Joe Cocker.

5- Legião Urbana
Como diria o Prof. Luiz Mauro, se eu falasse isso 15 anos atrás, provavelmente seria linchado publicamente. Mas Legião Urbana é um saco. Não que o rock brasileiro tenha um historico de bandas virtuosas, mas uma banda que nunca consegue sair do 3 acordes básicos do rock é demais. E mais, o velho problema do vocalista: para sê-lo, você deve saber cantar! E Renato Russo não sabe e nunca soube! Isso sem mencionar suas letras sem sentido nenhum, ou que caem repetidamente no lugar comum. “Quem acredita sempre alcança”, “Ela era de leão e ele tinha 16”, ou os 9 infernais minutos de “Faroeste Caboclo”. Tenha santa paciência.

20 comentários:

Pedro Zambarda disse...

Aproveitando a seção, vou inaugurar meu semanário de respostas contrárias _EM UMA FRASE_:

1 - Led Zeppelin vale a pena porque Page sabia improvisar - e não adianta nada o que você disser, porque ele realmente sabia improvisar em pentatônicas, bicordes, acordes, harmônicos falsos, com um arco de violino e com a guitarra no joelho.

2 - Ulysses Guimarães é melhor do que qualquer um da corja que (ainda) permanece vivo.

3 - Amelie Poulain é louca, pessoas normais e comportadas são completamente sem graça.

4 - Janis Joplin não parecia uma mulher com aquela voz rasgada, nem um pouco delicada.

5 - Nunca ouviu falar de Ramones não?

Unknown disse...

Os bons e velhos Joey, Jonny, Dee Dee e Mark eram divertidos. Legião era?

Pedro Zambarda disse...

Não comento sobre diversão, que é um critério subjetivo.

Mas é possível sim ser criativo com 3 acordes de harcore e ser feliz, sem solos e sem "qualidade" sonora prolongada. O público agradece, na maioria das vezes que isso acontece (infelizmente ou felizmente, eis a questão).

Pedro Zambarda disse...

Uma possível lista de coisas superestimadas:

1 - Hugo Chavez
2 - Bons costumes
3 - A adolescência atual (principalmente na perspectiva cabeça-fechada de nossos pais)
4 - Emocore
5 - Educação (muito se fala, pouco se faz, realmente)

Bruna Caricati disse...

http://www.cracked.com/
É minha sugestão!

Mônica Alves disse...

Ulysses Guimarães representou o interesse democrático em um momento de ditadura. Só por isso ele já poderia ser comentado favoravelmente.
Amelie Poulain é um filme que demonstra várias críticas subjetivamente, além de ser bonitinho, fofinho e blábláblá.
Janis Joplin? Ah Thiago, pelamordedeus! No meio de tantos hippies que só queriam fazer sexo e ser contra qualquer coisa, a mulher (primeiro ponto a favor: UMA MULHER) vai lá na frente, joga um monte de ideais que se encaixam perfeitamente no que a juventude quer e sai se rebelando. E você ainda quer falar que ela é superestimada?
Sobre Legião, se você tivesse ouvido metade das músicas deles sem ter um baita de um estereótipo na cabeça, além de hits com frases marcantes usadas por adolescentezinhos não estaria falando isso.

Marília Passos disse...

Não tenho repertório para discutir Led Zeplin. Gosto e pronto!

Não acho que Ulysses seja superestimado.

Vou levar o "muita gente por aí" como algo pessoal, Thiago. Um dos melhores filmes que eu já vi, sim!Humpf!!! Amelie tem uma abordagem diferente da maioria dos romances "inhos" que existem por aí.

E falando da voz da Janis Joplin e não da pessoa, pois você não se atreveu, muito sabiamente, a questionar seu significado fora música para diversas gerações, dos hippies até nós. Sua voz não era de uma sereia, mas quem disse que pra cantar bem tem q ter voz aveludada? hein, hein?

E Legião Urbana é ícone. Pode não ter uma música fantástica, mas é empolgante e embala. E, só para lembrar, há subjetividade na arte. Música é arte. Logo há subjetividade na música. Tá acompanhando? Nem tudo vem mastigadinho e pronto para um entendimento imediato. Interpretação faz parte!!! E mais uma vez, quem disse que vocalistas tem que cantar como anjos?

Nadiesda Dimambro disse...

Jura que você perdeu seu tempo só para criar essas polêmicas praticamente infundadas? (só não são totalmente infundadas porque você deixa transparecer seu gosto, e gosto não se discute)
Mas sabe, parabéns, você conseguiu mexer com as minhas emoções... senti bastante raiva, fiquei pasmada e incrédula no decorrer da leitura do seu texto; de qualquer forma acho que isso é válido.

Gabriel Carneiro disse...

Led Zeppelin é uma merda, assim como Janis Joplin - sério, queimen os hippies e os joguem no lixo.

Ulyssess Guimarães e qualquer outro polítco que atuou nos últimos 40 anos podem queimar e jogar no lixo também.

Eu gosto para caramba de Amélie, mas ele tem todo esse esteriótipo de cult em cima dele, porque é um filme francês - e filmes franceses, uh lala, são coisas muito alternativas e chiques para a intelectualidade -, só que inteiramente feito em moldes americanos. Ou seja, uniu a facilidade de absorção de um blockbuster hollywoodianos, ao estigma de cinema europeu. As pessoas engoliram = fenômeno cult.

Legião Urbana é muito bom. Consigo dizer apenas duas bandas de rock que rivalizam bem com a trupe de Russo: Secos e Molhados e Los Hermanos.

Gabriel Carneiro disse...

PS.: Ramones é lixo. Queimem e joguem fora também.

Mônica Alves disse...

Led Zeppelin é uma merda, assim como Janis Joplin - sério, queimen os hippies e os joguem no lixo.

E sério, te afoguem num vaso sanitário.

Unknown disse...

Bom, vamos por partes.
Continuo impressionado como as pessoas simplesmente não se abrem pra discutir friamente o próprio gosto. Eh fascinante isso, pq não importa o que outras pessoas falem, não importa os argumentos criticos, será sempre uma ofensa ou como a Nadiesda disse, polemicas infundadas.
Me desculpem, mas na minha opinião, e fico (surpreendentemente) espantado pelo fato de criticas, que todos escrevem, serem tomadas como pessoais. Lembrem-se: Todos aqui virarão jornalistas uma hora escreverão uma critica vai desagradar, e muito, a alguma pessoa.
Mas enfim, consegui saber se até futuros jornalistas são ou não abertos a discussões.

Rafael Lacerda disse...

Pois então, Thiago.

Você vai virar jornalista, escreveu uma crítica e desagradou muitas pessoas.

Inclusive eu.

Não tem motivo pra lição de moral, tudo aconteceu na mais perfeita ordem. Nós só criticamos o que não gostamos.

Pedro Zambarda disse...

Eu não levei pro lado pessoal.

Ser chato, pra mim, é um esporte.

Não achei que o Thiago foi desagradável. Ele foi cômico, isso sim.

Mas não pítoresco. Não pretendi, de maneira alguma, denegrí-lo com nada. Só jogar, haha.

Gabriel Carneiro disse...

hahahahahaaahha.

Mônica, mulher do Thiago, - e Thiago, permita-me esse comentário -, você é uma graça.

Unknown disse...

gente..não foi lição de moral. S]Foi só um comentário. Eu juro que se eu estivesse falando não teria voz alta nem nada. Mais uma vez, me desculpa se alguém se sentiu ofendido. Pegarei mais leves nos comentários. Mas não nos posts uhauha

Laís Clemente disse...

Thi, mais do que natural você iniciar uma coluna como essa. Você só passou para o blog aquilo que sempre foi a razão da sua existência: falar mal das coisas que as pessoas mais gostam baseado (ou não) em argumentos.
Farei o que faço todas as vezes em que sua veia polemista transparece durante nossas conversas: simplesmente relevo e abstraio ¬¬

Mas já que estamos sendo agressivos, não resisto a entrar no clima e denunciar a heresia de um comentário acima:
Gabriel, comparar Secos e Molhados com Los Hermanos e Legião não dá, né? Jamais sequer escreva os 3 nomes na mesma frase, menino!!!

E tenho dito!

Gabriel Carneiro disse...

Laís, comparar 'a', não comparar 'com'.

Unknown disse...

QF0730
lebron shoes
gucci shoes
blake griffin jersey
dansko outlet
jets jersey
nike sneakers
miami heat jersey
broncos jerseys
evening dresses
camisetas futbol baratas
futbol baratas
minnesota vikings jerseys
the north face clearance
nike free run uk
coach outlet online
football shirts uk,soccer jerseys uk,cheap soccer jerseys uk
north face jackets
juicy couture outlet online
swarovski crystal
cheap oakley sunglasses
warriors jerseys
bears jerseys
true religion jeans
vans for sale
hermes sale

Unknown disse...

chanel handbags, http://www.chanelhandbags-outlet.co.uk/
the north face jackets, http://www.thenorthfacejacket.us.com/
canada goose outlet, http://www.canadagoose.us.org/
the north face outlet store, http://www.thenorthfaceoutletstores.org/
ugg boots, http://www.uggboot.com.co/
oakley sunglasses, http://www.oakleysunglasses-outlet.us.com/
hermes bags, http://www.hermesbags.co.uk/
oakley sunglasses, http://www.oakleysunglasseswholesale.in.net/
vans shoes, http://www.vans-shoes.cc/
coach outlet store, http://www.coach-outlet-store.us.com/
coach outlet canada, http://www.coachoutletcanada.com.co/
coach outlet, http://www.coachoutletstoreonline.in.net/
the north face uk, http://www.thenorthfaces.org.uk/
nike air max uk, http://www.nikeairmaxshoes.org.uk/
ray ban sunglasses, http://www.raybansunglass.us.com/
kobe shoes, http://www.kobeshoes.us/
nike free, http://www.nikefreerunning.org/
tory burch outlet, http://www.toryburchoutletonline.in.net/
ugg boots, http://www.uggbootscheap.eu.com/
designer handbags, http://www.designerhandbags.us.com/
cheap wedding dresses, http://www.cheap-weddingdresses.net/
michael kors outlet, http://www.michaelkorsoutletonlinestores.us.com/
air jordan 4, http://www.airjordan4.org/
fitflop, http://www.fitflop.in.net/
the north face outlet, http://www.northface-outlet.cc/
soccer jerseys, http://www.soccerjerseys.us.com/
air max 90, http://www.airmax90.us.com/
swarovski jewelry, http://www.swarovski.in.net/
ralph lauren uk, http://www.ralphlauren-outletonline.co.uk/
1008maoqiuyun

Posts mais lidos