quinta-feira, 12 de junho de 2008

Parou e naufragou


Na noite dessa quarta feira, onze de junho, o Sport venceu o Corinthians por 2 a 0, com gols de Carlinhos Bala e Luciano Henrique, e sagrou-se campeão da Copa do Brasil. É o primeiro nordestino a ganhar o torneio. A Ilha do Retiro estava absolutamente lotada, o clima no estádio era o de um verdadeiro caldeirão no qual o time da casa tencionava fritar o rival. E fritou.

O jogo começou com muita transpiração e pouca inspiração. O Timão apostou na marcação e entrou com uma proposta de diminuir os espaços do time pernambucano e tentar sair no contra ataque. Já o Sport gastou os primeiros minutos tentando abrir a defesa alvinegra com ataques pelos flancos do campo, subindo sempre pelas laterais. Até que Nelsinho Baptista tentou lançar seu time ao ataque para furar a sólida retranca paulistana. O técnico tirou Kassio e coloca Enilton.

Aos poucos a equipe de Recife foi tomando conta do meio de campo e aos 35 minutos Carlinhos Bala recebeu na entrada da área e chutou cruzado para abrir o placar. O arqueiro Felipe ainda chegou a tocar na bola, mas não foi o suficiente. Aos 38 minutos o Sport fez o segundo gol, Luciano Henrique chutou uma bola espirrada de um escanteio, Felipe foi devidamente atrapalhado por Enilton, e a bola entrou, fazendo a Ilha pegar fogo. O time paulista ainda tentou uma pressão no final do primeiro tempo. William quase fez um gol em bola parada e no lance seguinte o goleiro Magrão praticou uma estupenda defesa em cabeçada rival.

Mano Menezes veio para a última etapa com Lulinha a Acosta nos lugares de Carlos Alberto e Rincon respectivamente. Isso dificultou a ligação entre defesa e ataque. O jogo ficou mais fácil para o time nordestino, que soube administrar o resultado e contou com o nervosismo corintiano caracterizado nas expulsões de Saci e William. Aos 43 minutos, Acosta recebeu na área e tentou dar um corte no goleiro adversário, que saiu à Fabio Costa, e tocou o jogador uruguaio. O pênalti não foi marcado e isso suscitará debates e reclamações.

Apesar desse erro do juiz, o Timão foi apático ao longo do jogo, não mostrou a maturidade e a determinação cega que foram tão preciosas ao longo do torneio. No primeiro tempo a covardia reinou, no segundo, a desorganização tática. O time que não parava, parou e naufragou. É claro que o Corinthians fez mais do que muitos esperavam e que o trabalho de Mano Menezes é bom. Não estava nos planos do clube conquistar a Copa do Brasil, a meta sempre foi voltar para a Série A do Brasileirão. Mas como surgiu a possibilidade, e ela parecia tão segura até os 46 minutos do segundo tempo do jogo anterior, não há como não ficar um gosto de fel nas bocas e nos enlouquecidos corações corintianos.

O Sport, por seu turno, não é um time brilhante. Há muitos jogadores que não deram certo em clubes do eixo Rio-São Paulo atuando nessa equipe: Enilton, Daniel Paulista, Dutra, Roger e outros. A equipe, no entanto, soube usar o seu estádio como uma arma. Na Ilha, a Bombonera do Nordeste, o Sport despachou Palmeiras, Inter e cimentou sua classificação contra o Vasco. Se o time não é brilhante, é aplicado. Com os cânticos e a força do estádio insular, os atletas jogam mais do que sabem. Com esse título, um time nordestino vai voltar a Libertadores ano que vem, 20 anos após a última participação (Bahia em 1989) e Nelsinho Baptista volta a ganhar um título que lhe confere prestígio e notoriedade nacional.

Agora resta aos clubes cumprirem seu papel ao longo da temporada. O Corinthians deve voltar à elite do futebol brasileiro, caminho que não apresentará grandes percalços. O Sport, por sua vez, deve fazer um Brasileirão honroso e procurar reforços para a disputa do torneio intercontinental.

6 comentários:

Unknown disse...

Tudo que pode ser dito dps dessa final é parabéns ao Sport. Um time que passa por Palmeiras, Inter, Vasco e Corinthians, e passa bem, merece o titulo com honras. OU seja, quem disser hj que o Corinthians perdeu estará mentindo, pq foi o Sport que ganhou, e com méritos contra um time que se acovardou novamente na hora da decisão. Assim como fez na partida que definiiu sua queda pra Serie B e como fez qndo iria garantir a classificação no Paulista.

Anônimo disse...

Damu pa kmu to?.. Nano ni klase blog man?

Mônica Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mônica Alves disse...

Não concordo, quem perdeu o título foi o Corinthians. Em cinco minutos o time deu o campeonato nas mãos do Sport, os lances tão lá pra todo mundo ver. Tanto é verdade que, em um segundo tempo medíocre dos dois lados, o Corinthians conseguiu chances de fazer o gol, e não o fez. O título foi entregue ao Sport, tanto pelo Corinthians quanto pela arbitragem (mais uma vez).

José Edgar de Matos disse...

Mônica. Onde assino ?

Unknown disse...

7a replica bags replica hermes f7s87r7d54 replica bags wholesale india internet v2f95q8i22 replica louis vuitton replica bags los angeles c9n06y9d01 Your Domain Name c7r71i4r10 replica ysl handbags replica bags new york

Posts mais lidos