sábado, 7 de junho de 2008

EUROCOPA, muitas histórias para contar

Hoje começa 13ª EUROCOPA. São 16 seleções disputando o caneco de prata. O torneio será realizado em dois países que dividirão a honra de sediá-lo: Áustria e Suíça.

Um dos campeonatos mais tradicionais do mundo - perdendo apenas para a Copa do Mundo - a EURO paralisa o velho continente. Porém, seu início não foi fácil, já que poucos esperavam o sucesso da competição.

Enquanto os outros continentes já possuiam disputas entre suas nações, a Europa ainda não. Foi então que o jornal francês L’Equipe apoiado por Henri Delaunay, primeiro Secretário-Geral da UEFA (Union of European Football Associations) e antigo secretário-geral da Federação Francesa de Futebol, propôs um torneio geral, aberto a todos os países europeus.

O receio era que o campeonato atrapalhasse a Copa do Mundo, porém Delaunay insistia que o propósito era não intervir na competição da FIFA. Infelizmente, o francês faleceu, adiando por algum tempo o seu sonho.

Mas os deuses do futebol reservaram uma surpresa para o falecido Delauney. Após sua morte, seu filho Pierre se uniu aos jornalistas do L’Equipe para tentar promover a realização da Taça das Nações Européias (primeiro nome sugerido para a EURO). Após muita insistência, Pierre foi nomeado secretário do Comité de Organização da Taça das Nações Européias, e pôde dar início aos preparativos da concretização do sonho de seu pai.

Após a aprovação por parte da UEFA e da FIFA, os organizadores nomearam o torneio como Taça Henri Delaunay, em reconhecimento aos serviços prestados por este grande dirigente.
Iniciada em 1958, a primeira edição foi finalizada dois anos depois, em 1960. A seleção da antiga União Soviética foi a campeã, consagrando o “aranha-negra” Lev Yashin e seus companheiros nos gramados parisienses, já que a a primeira final foi sediada na França.

Em 12 edições, a EUROCOPA consagrou muitos craques: Platini, Van Basten, entre outros, e transformou outros em vilões, como Southgate, em 1996, Favoritos venceram, outros times surpeenderam e também levantaram o caneco, como a Dinamarca, em 1992, e a Grécia em 2004.


Este ano, o jogo de abertura será entre Suiça e República Checa. Após este, outros 30 duelos acontecerão até que se defina o campeão desta edição. Talvez esta seja uma das Eurocopas mais equilibradas, pois equipes favoritas e possíveis "zebras" estão em um nível técnico muito próximo. Algum palpite?

Um comentário:

Pedro Zambarda disse...

Acho legal a exibição dessa Copa aqui para muitos que desconhecem o futebol estrangeiro, o dito 1o mundo, ganhar um contato mais íntimo e claro com esses times.

Posts mais lidos