segunda-feira, 2 de junho de 2008

Morre estilista Yves Saint-Laurent

Catherine Deneuve and Yves Saint-Laurent, 1966

“A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui.”

A frase acima foi dita pelo mestre da alta-costura, Yves Saint-Laurent, que faleceu, aos 71 anos, às 23h10min no último domingo em seu apartamento em Paris. A causa exata ainda não foi divulgada, acredita-se que a morte foi causada por uma doença com a qual ele convivia há anos. Seu funeral será realizado na próxima quinta-feira, dia 5. O estilista será cremado e suas cinzas serão colocadas em uma sepultura nos jardins Majorelle em Marrakech (Marrocos).
Saint-Laurent nasceu em Oran, Argélia, em 1º de Agosto de 1936. Começou sua carreira ainda muito novo, quando, aos 17 anos de idade, mudou-se para Paris, onde trabalhou como diretor artístico na maison Christian Dior em 1954. Com a morte de Dior em 1957, YSL assumiu a criação dos estilos e apresentou sua primeira coleção.
Inovou o mundo da moda ao surpreender o público feminino, em 1966, com o smoking (“le smoking”), antes usado somente por homens. Demonstrou, desse modo, a dimensão da liberdade feminina que se expandia cada vez mais.
Lembrado que, em uma das canções de maior sucesso da atual primeira-dama da França, Carla Bruni, o estilista agora estará não só imortalizado no universo da sofisticação, beleza e graça, que ronda a alta-costura e as fragrâncias que levam sua assinatura, mas também na letra de L’amour. Composta pela ex-modelo que, a partir de hoje, sentirá, assim como todos aqueles que apreciavam a genialidade de Laurent, a falta da ousadia desse ícone, cada vez que pronunciar seu nome na canção.

CRONOLOGIA

1936: 1 de Agosto, nasce em Oran (Argélia), onde passa sua juventude até obter o bacharelado.
1953-54: chega a Paris, onde mostra seus desenhos ao diretor da revista Vogue, Michel de Brunhoff. De Brunhoff apresenta Yves Saint-Laurent a Christian Dior, que o contrata.
1957: Yves Saint Laurent é colocado à frente da direção artística da Dior, depois da morte repentina do estilista mestre, em 24 de Outubro de 1957.
1958: apresenta sua primeira coleção que põe fim a anos da ditadura da cintura de vespa, um êxito total.
1961: cria a maison Yves Saint Laurent, associa-se a Pierre Bergé.
1962: 29 de Janeiro, primeiro desfile da maison Yves Saint Laurent.
1971: coleção de 1971, chamada "40", um escândalo. YSL posa nu para um anúncio de seu perfume para homens.
1974: a maison instala-se no número 5 da Avenida Marceau.
1977: lançamento do perfume Opium, um de seus maiores sucessos.
1985: O presidente francês François Mitterrand lhe concede a insígnia de cavaleiro da Legião de Honra.
1993: em Janeiro o grupo industrial francês Elf-Sanofi assume o controlo da empresa.
1998: Yves Saint Laurent celebra seus 40 anos de carreira. No estádio de França 300 modelos desfilam na grama do estádio antes da final da Copa do Mundo disputada entre França e Brasil.
2002 : a maison de alta-costura Yves Saint Laurent celebra seus 40 anos a 22 de Janeiro, e despede-se do mundo da alta costura.

Um comentário:

Pedro Zambarda disse...

Boa notificação sobre a morte desse ícone. E, ao mesmo tempo, ótimo gancho pra falar sobre moda =]

Posts mais lidos