quarta-feira, 4 de junho de 2008

Por fim, Barack Obama

A noite de ontem, 3 junho de 2008, foi histórica para os EUA. Barack Hussein Obama se tornou oficialmente o primeiro negro a se tornar um candidato à presidência americana com chances reais de vitória. Mais ainda, se a eleição fosse hoje Obama venceria o republicano John McCain.
A vitória do senador de Illinois vem depois de uma maratona de mais de 4 meses de prévias pelos mais de 50 estados americanos. Obama começou em desvantagem para a senadora de Nova York e ex-primeira dama Hillary Clinton, favorita desde o ano passado. No entanto o discuso de mudança na politica interna proposto por Obama fez com que a balança pesasse a seu favor. Outro ponto a favor foi o apoio em massa que o senador recebeu da comunidade negra e latina dos EUA. Apesar de contar com a maioria dos delegados há algum tempo, ele só foi conseguir nas prévias de anteontem o total necessário para indicação. Não houve um momento sequer que Hillary Clinton houvesse cogitado abandonar a campanha antes da definição, como fez o senador John Edwards por exemplo.
Agora que a corrida à Casa Branca teve seus protagonistas definidos, duas grandes perguntas entram em pauta: Quem será o vice de Barack Obama e, principalmente, quem vencerá nos EUA, o preconceito ou o medo de um próximo George W. Bush. A primeira deve ser respondida em no máximo duas semanas. Existe uma grande pressão para que Obama convide e Hillary aceite o posto de vice numa chapa democrata que seria considerada a mais forte de todos os tempos. O ex-presidente e marido de Hillary, Bill Clinton, já aprovou a idéia, ao contrario do também ex-presidente Jimmy Carter. Segundo ele tal chapa “combinaria os defeitos de ambos os candidatos”. Quanto à segunda pergunta, só em Novembro para sabermos a resposta.

9 comentários:

Fernando Gonzalez disse...

Eu preferia a Hillary.
Estou amargo.

Mônica Alves disse...

Entre os dois eu sempre fiquei em dúvida, mas acabei tendendo ao Obama.
Agora vai até o fim, porque mais um republicano seria o apocalipse.

Rafael Lacerda disse...

Obama realmente parece ser o melhor candidato, agora está tudo na mão dos americanos e na democracia estranha deles.

Gabriel Carneiro disse...

Antes a democracia deles do que a nossa, que tem há seis anos Lula como presidente.

Gosto do Obama, acho-o o melhor dentre os candidatos.

É quase contraditório paar quem prefere o partido Republicano. Mas os republicanos não são mais os mesmos de 20 anos atrás. A família Bush só tem idiota e o candidato da vez segue a mesma linha.

E os latinos preferem a Hilary, não Obama. ¬¬

Unknown disse...

Não, fatos consumados:Mais de 50% dos latinos votaram no Obama nas últimas prévias.A perde deste eleitorado foi o principal motivo da queda brutal da Hillary

Gabriel Carneiro disse...

http://noticias.uol.com.br/ultnot/especial/2008/eleicaoeua/primarias/

Os estados com grande número de latinos foram vencidos por Hilary. Fora a vitória fácil dela em Costa Rica.

Unknown disse...

Com excessão da últimas prévias. Acredito mais na CNN do q em vc

Rafael Lacerda disse...

Nós temos o Lula como presidente por seis anos porque ele foi reeleito, legítimo.

Democracia é assim, uai

Flávio Catandi disse...

Como podemos chamar nosso país de democrático? Sendo que somos obrigados a votar.

Posts mais lidos