segunda-feira, 9 de junho de 2008

Um pouquinho de futebol... e esportes em geral

Finalmente, depois de mais de um mês, tivemos um fim de semana muito agitado no esporte pelo mundo. Campeonato Brasileiro, amistoso da Seleção, Formula 1, Eurocopa e Roland Garros. Ou seja, esporte pra todos os gostos. Então, vamos falar deles um a um:

Amistoso da Seleção: Brasil x Venezuela. Resultado óbvio? Vitória do Brasil com direito a goleada? Afinal de contas, foram 17 vitórias em 17 confrontos, com 68 gols marcados pelo Brasil, média de 4 por partida. Mas não é que o Brasil de Dunga conseguiu perder?
Jogando provavelmente o pior futebol sob o comando do técnico Dunga, a Seleção conseguiu a proeza de perder para uma equipe que não tem a miníma noção de tática e sem nenhuma estrela ou jogador de alto nível. Pior, para o técnico da seleção a derrota foi um “resultado normal, em decorrência da falta de ritmo de jogo”. Tá certo, em números, o currículo de Dunga na seleção é bom, afinal foram só quatro derrotas. Mas será que isso realmente é tudo? Não está na hora de começar a se preocupar e tomar a Copa de 2006 como exemplo? Não que a CBF esteja preocupada, é claro.

Gp do Canadá de Fórmula 1: Segundo o jornalista e, provavelmente, maior especialista brasileiro em Fórmula 1 hoje, Livio Oricchio, a esporte vive um ano único. São pelo menos 8 ou 9 pilotos com talento (mas não necessariamente com carro) para vencer uma corrida. Destes, são pelo menos 4 ou 5 que podem ser campeões mundiais com o carro certo, e ao menos 2 ou 3 que são fora de série. E no GP do Canadá vimos um desses despontar: Robert Kubica. O polonês venceu pela primeira vez na F1 e assumiu a liderança do mundial. O piloto já vinha há algum tempo se destacando e a vitória foi apenas uma questão de tempo. Outro ponto positivo foi a corrida de Felipe Massa, que mesmo prejudicado pela equipe chegou em um bom 5º lugar, o que lhe garantiu 38 pontos, apenas 4 atrás do líder Kubica. O destaque negativo – e engraçado – foi a batida de Lewis Hamilton em Kimi Raikkonen à la Av. Paulista. O inglês não percebeu o piloto da Ferrari parado na saída dos boxes e o acertou em cheio. Um cena incrivelmente hilária e ao mesmo tempo não crível em uma categoria como a Fórmula 1.

Roland Garros: Roger Federer é, ao lado de Pete Sampras, o melhor tenista que vi jogar. E baseado em vídeos que vi de outros tenistas, ambos são os melhores da história. Mas algo acontece com Federer quando enfrenta Rafael Nadal. Sim, por que é até compreensível que ele não se de bem no saibro, terreno onde nem Sampras jogava bem e poucos se destacam, mas perder sucessivamente para Rafael Nadal como Federer vem perdendo é, no mínimo, estranho. E a partida deste domingo foi emblemática. 6-1, 6-3, 6-0 foi o placar do jogo a favor de Nadal. Federer simplesmente não entrou em quadra e foi massacrado pelo espanhol. Algo acontece com o Nº 1 do mundo e ele precisa se recuperar. A temporada do tênis agora parte para a grama, reino de Federer e onde ele não pode perder. Pois se isto acontecer, não são poucos que dizem que o suíço pode entrar em uma irreversível decadência.

Eurocopa: Começou sem surpresas a maior competição continental entre seleções. Com jogos ainda mornos e com seleções que aos poucos estão se entendendo, não houve nenhuma zebra. No grupo A,a Rep. Tcheca venceu a Suiça por 1 a 0 em um jogo sem emoções. Na outra partida, foi a vez do time de Felipão, Portugal, vencer sua partida: 2 a 0 sobre a Turquia em um bom jogo, com várias opções e uma ótima partida do meia Simão. No grupo B, a outra anfitriã também decepcionou a torcida. A Áustria perdeu por 1 a 0 para a Croácia em um jogo que quase ninguém viu por aqui. Já a favorita Alemanha mostrou ao que veio marcando 2 a 0 sobre a frágil Polônia. E hoje, tivemos o grupo da morte, o grupo C. Romênia e França ficaram em um chato 0 a 0 enquanto Itália e Holanda fizeram o primeiro clássico. Melhor para a Laranja que bateu na Azurra com um imponente 3 a 0. Destaque para o meia do Real Madrid, Sneijder. Minha aposta para Euro? Difícil à esta altura do campeonato, mas a Alemanha e a Itália são as favortias naturais. Só que eu apostaria minhas fichas em Holanda e Portugal. Faz um tempinho já que ambos estão flertando com este título.

Campeonato Brasileiro: Palmeiras, Inter e Fluminense não mostraram ao que vieram. Campanhas medíocres em um campeonato que demora a engrenar. Quem melhorou um pouco foi o São Paulo: 5 a 1 no frágil Atlético-MG, que se continuar assim, pode se preocupar em voltar para a série B. Cruzeiro e Flamengo continuam na liderança e devem brigar pelo título, mas ainda não mostraram um futebol que mereça destaque. Continuo com as mesmas apostas de antes: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Inter, Cruzeiro e São Paulo brigarão pelo título. Série B? Bom, o Corinthians deve ser campeão com mais de um mês de antecedência. Tem um bom time para a série A, mesmo jogando na série B.

Frase do dia: “Eu não sei as regras do futebol. Acho que a maioria dos jogadores não sabem”. Edu Dracena, meia do Fernebach em entrevista ao Bate Bola 2º Edição na ESPN Brasil.

3 comentários:

Lidiane Ferreira disse...

Gostei da coluna!
Lavei minha alma com o 5X1!
Torço pra Portugal! (hehe)
Nadal continua meu prefirido.
O melhor da corrida foi o Galvão se "emociando" nas voltas que o Rubinho ficou na frente! F1 e Copa de Mundo sem Galvão nao tem graça!

Gabriel Carneiro disse...

Ninguém merece Galvão Bueno, hein?

Pedro Zambarda disse...

Odeio concordar com o Gabriel, mas é fato XD

Mas ele possui voz, que é um fato, também.

Posts mais lidos