domingo, 26 de junho de 2011

Quem é Anonymous? Os hackers?


Muito se falou de um suposto ataque do grupo Anonymous contra a Sony, em abril deste ano. O grupo também é mencionado como aliado do LulzSec, outra força de atividades na internet, que supostamente derrubou sites do governo brasileiro nessa semana. Mas, afinal, quem são os Anonymous, antes de tudo?

Numa rápida busca no Google, na Wikipedia, você já aprende quem são esses caras. Eles se formaram em 2003 e todos os integrantes que são descobertos pela imprensa são imediatamente desligados do grupo. É importante, para entender o Anonymous, compreender seus ideais:

- Eles defendem uma internet livre. Sem legislação.

- Eles não fazem atividades crackers - roubo de informação - que visam arrecadar ganhos financeiros. Roubar bancos, por exemplo, não é com eles.

- Eles surgiram no 4chan, um dos maiores redutos de troca de informação anônima nos EUA, fundado por moot.

- Não há líderes no Anonymous.

- Eles usam de propósito a máscara de Guy Fawkes, como o herói V de Vingança dos quadrinhos. A ideia do herói é incitar revoltas contra o que prejudica a sociedade, especialmente no mundo capitalista globalizado em que vivemos.

- Eles fazem tudo pela brincadeira de fazer. Usando um termo do inglês: "For the Lulz". Pelas risadas.

Com esses ideias claros, é fácil culpar o Anonymous pelos recentes ataques. No entanto, podemos também considerar que os servidores podem ter sido invadidos por crackers normais que, para se esconder, utilizam o símbolo do Anonymous em suas operações.

Quem for bom de inglês, vale dar uma olhada no vídeo abaixo, do Escapist:


Posts mais lidos