quarta-feira, 1 de junho de 2011

"A internet é maravilhosa, mas não estamos maravilhados" diz Kevin Kelly no TED


Primeiro editor-executivo da revista WIRED, é óbvio que Kevin Kelly tem coisas importantes a dizer sobre a internet, como publisher de uma grande publicação de tecnologia. No entanto, é interessante como ele tem mensagens atuais ditas... há três anos atrás. Em dezembro de 2007, Kelly deu uma palestra ao TED, que você pode ver abaixo.


O mote principal da palestra é: "A internet é maravilhosa, mas não estamos maravilhados". Mas o interessante é como ele desenvolve seu raciocínio, mostrando que muitas pessoas não foram educadas para a vida em rede e que o online é mais do que se espera. Ele descreve a internet como um "corpo", uma "máquina única". A evolução dos smartphones, notebooks e todos os aparelhos embutidos em carros e outros locais são as "partes" desse corpo.

Kelly descreve essa tecnologia, essa estranha aliada, como uma máquina genuinamente humana. A internet somos nós e é por isso que temos redes sociais, aparelhos conectados e trocas infinitas de dados. Essas explicações simples, mas baseadas em dados concretos, fazem uma teoria clara de como estamos cada vez imersos nesse universo, independente de fatores financeiros. Reduzimos os custos para quase zero. Vivemos, cada vez mais, em função desse mundo.

"É ruim depender tanto do [buscador do] Google. Mas se pensarmos que o quanto dependemos de alfabetos, isso não é tão ruim assim", diz Kevin Kelly.

Agradecimentos ao amigo Giovanni Gigliozzi.

Nenhum comentário:

Posts mais lidos