sábado, 19 de maio de 2012

Jornalismo no Vietnã: Uma profissão perigosa para mulheres?


A colega de profissão que já colaborou para este blog, Larissa Tsuboi, deu um depoimento interessante sobre os problemas e a situação da imprensa no Vietnã para a Folha de S.Paulo. Larissa está trabalhando como voluntária nas terras vietnamitas atualmente e, além da grande diferença de fuso horário lá comparado com o Brasil (cerca de 12h), ela está testemunhando uma cultura muito diferente da nossa, de um país que convive com um governo socialista.

Segundo ela, o governo veta acesso às redes sociais online, como o Facebook, e as faculdades exigem uma prova no final do ensino médio. Ao contrário do Brasil, o Vietnã exige uma especialização do estudante de jornalismo, colocando ele para seguir em TV e Radiodifusão, Rádio, Internet, Jornal impresso, Fotografia ou Gravação a partir do segundo ano no ensino superior. Estudantes disseram a Larissa que a profissão é considerada arriscada para mulheres e que o país ainda mantém uma cultura altamente machista.

Larissa Tsuboi já escreveu um diário de viagem durante sua passagem no Japão neste blog, chamado Diário de uma Arubaito. Se quiser ler, para conhecer mais de suas impressões fora do Brasil, também em terras asiáticas, clique aqui.

Posts mais lidos