terça-feira, 13 de maio de 2008

Diário de uma Arubaito* - parte 1

A partir desta terça, teremos uma série de reportagens sobre a viagem de Larissa Tsuboi ao Japão entre os meses de dezembro de 2007 e março de 2008. Em matérias descritivas, ela nos apresentará detalhadamente os aspectos mais relevantes desta viagem. As matérias serão sempre publicadas às terças, e está primeira parte é apenas uma pequena introdução.

----------------------------------------------------------------
*Arubaito: do alemão Arbeit, significa trabalho temporário

A viagem ao Japão programada para o final do ano passado não se tratava de um sonho em conhecer o país de origem de meus antepassados, muito menos provinha de uma necessidade repentina de conseguir dinheiro rapidamente. Ao saber que muitos estudantes universitários aproveitavam suas férias para trabalhar em fábricas japonesas durante três meses, fossem lá seus objetivos, achei que isso seria uma boa experiência de vida.

Se por um lado muitos se entusiasmavam com a possibilidade de morar do outro lado do mundo e criavam altas expectativas em torno disso, sabia eu que não seria fácil encarar as dificuldades pelas quais passaria, principalmente devido à diferença de culturas, às baixas temperaturas e ao idioma japonês, que pouco entendo.

A viagem de quase 30 horas dentro do avião foi extremamente cansativa. Fizemos conexão nos aeroportos de Toronto e Narita (próximo a Tokyo), até desembarcar em Nagoya. Lá, o carro da empreiteira foi nos buscar para nos levar até Iwata, cidade da fábrica onde eu trabalharia, localizada na província de Shizuoka. Já era de madrugada quando chegamos e, só então, descobri que era naquela cidade em que eu moraria durante os meses de trabalho. Fui encaminhada ao appato (apartamento) do tipo leopalace (uma rede de apartamentos, flats e kitnets) e uma das meninas com quem eu moraria já se encontrava instalada há alguns dias.

Na manhã do dia seguinte, fui levada à prefeitura para dar entrada na documentação. Como não estava apenas de passagem, tive de tirar um documento chamado gaijin toroku, uma espécie de identidade para estrangeiros. Nesse dia, entrei pela primeira vez num suppa (supermercado japonês). Logo de cara almoçamos no macudonarudo (Mc Donald´s). O lanche de lá é, de fato, um pouco diferente do brasileiro, pois as comidas, em geral, têm um sabor mais leve e um tanto adocicado. Conheci também os famosos hyakuen, lojas do tipo R$ 1,99 do Brasil, mas com produtos de melhor qualidade. Na época em que surgiram no Japão, eram vendidos produtos chineses de baixa qualidade. Porém, com o aumento de número de lojas e da concorrência, foi preciso melhorar a qualidade para atrair os consumidores. Hoje, os hyakuen fazem a festa de estrangeiros que buscam lembrancinhas para levar aos amigos e parentes de seu país de origem.

No deppato (lojas de departamento), tive meu primeiro contato com os aparelhos eletrônicos: uma imensa variedade de cores e modelos, principalmente dos celulares e das câmeras digitais. As prateleiras de produtos alimentícios, como bolachas e chocolates, enchiam os olhos de quem vira e comera poucas vezes os doces japoneses. Já as verduras, os legumes e as frutas, como já haviam me falado, eram vendidos em pequenas quantidades, tamanhos reduzidos e preços relativamente altos.

---------------------------------------

foto 1: Shirowa no Iwata ikimasuka? (vai para a rua Shirowa em Iwata?). Rua próxima ao apartamento, onde pegava o ônibus para ir direto a Hamamatsu

foto 2: Cemitérios em meio às casas são muito comuns no Japão.

5 comentários:

Gabriel Carneiro disse...

Gostei. :o)

Rafael Lacerda disse...

Nossa, muito dez o texto, continue postando \O

O Japão deve ser fantástico. Estranho, mas fantástico xD

Lidiane Ferreira disse...

Lari! Amei seu texto! Fique no "quero mais"!! Além de estar me inspirando a escrever o meu diário de biordo, quem sabe ainda saaaiiiii!!! hehehehe
bjaos querida
ateh amanhã

Erikitto disse...

Excelente!!!
Gramática muito bem colocada, o texto flui muito bem, e o layout está muito bom!
Adorei!

Cara Menghilangkan Kelenjar Tiroid disse...

Thank you for sharing an interesting and very useful article. And let me share an article about health here I believe this is useful. Thank you :)

Cara Jitu Menurunkan Kolesterol Tinggi
Cara Mengobati Varikokel dengan Herbal
Obat Herbal Sakit Kepala Menahun
Cara Memulihkan Tulang yang Retak
Obat Usus Buntu Tanpa Operasi
Cara Mengatasi Sembelit atau Konstipasi
Obat Iritasi Mata Karena Softlens

Posts mais lidos