terça-feira, 27 de maio de 2008

6º Fórum de Pesquisa do CIP - 1º dia

Foi realizado hoje o primeiro dia de palestras do 6º Fórum de Pesquisa 2008, do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP), órgão que reúne professores e alunos da Faculdade Cásper Líbero.

Em exibições de projeções na Sala Aloysio Biondi, à partir das 10h, discentes pesquisadores mostraram suas teses de Iniciação Científica, incentivo único dentro da Cásper, onde o aluno pode elaborar sua própria pesquisa durante um ano e iniciar-se no meio acadêmico de comunicação. Os professores tem prazo de pesquisa para dois anos e estendem seus estudos com incentivo desse centro de pesquisa.

As mesas de discussão 1, 2 e 3 apresentaram hoje temas como Second Life: a fronteira do real virtual?, Micro-política no universo infantil de Mafalda e A imagem da cidade de São Paulo. Eram temas que transitavam das novas redes tecnológicas até assuntos sociais e políticos comunicacionais.

Destaque para o discurso do professor Liráucio Girardi Júnior, doutor titular de sociologia da faculdade, no começo do Fórum de Pesquisa. Abordando temas da sociologia de Pierre Bordieu, Lirácio apresentou a pesquisa A produção social de sentido nos estudos de recepção: a questão da eficácia simbólica. Nessa tese, o professor abordou temas como a ação tomada por grupos e pessoas “habituadas” em um meio, o chamado habitus.

Além de explicações mais relacionadas ao meio teórico, Liráucio falou como a pesquisa o fez sair do ramo estritamente sociológico e passar a pensar essa análise social dentro da comunicação.


Na foto, membros da mesa 1: mediador professor mestre Walter Freoa (com microfone na mão), debatedor professor doutor Mauro de Souza Ventura (professor de jornalismo na UNESP, à direita) e expositor professor doutor Liráucio Girardi Júnior (à esquerda).

Para mais informações: http://www.facasper.com.br/cip/

Posts mais lidos