terça-feira, 13 de maio de 2008

Laurindo Lalo Leal lança memórias da BBC Brasil

Por Pedro Zambarda de Araújo

Pós-doutor pela Universidade de Londres, Laurindo Lalo Leal Filho fez, no dia 12 de maio, o lançamento de mais um trabalho sobre a mídia inglesa, chamado Vozes de Londres: Memórias Brasileiras da BBC. Resgatando histórias de personalidades como Manuel Bandeira, Fernando Pacheco, Carmen Miranda e Vladimir Herzog, o professor do curso de mestrado da Faculdade Cásper Líbero revela a história do Serviço Brasileiro da BBC, que se tornaria a atual BBC Brasil.

Na loja de artes da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista nº2073, entre Renoirs e Picassos, Lalo recebeu calorosamente amigos, ex-alunos, alunos e colegas de faculdade, além da equipe de reportagem da TV Cultura. Com champanhe e água mineral para as pessoas presentes, o autor cedeu autógrafos à partir das 18h30min, meia hora antes do horário acertado. Apesar de poucos presentes, comentários de apoio, abraços e discussões sobre os tópicos do livro foram temas tanto de conversas bem-humoradas quanto de entrevistas feitas com os jornalistas do canal de televisão.

Publicado pela editora Edusp, com 256 páginas e custando R$ 48,00, o livro Vozes de Londres é um investimento caro, mas que vale pela história pouco conhecida dos bastidores da BBC, acompanhada por fotos de celebridades que participaram e foram entrevistadas por esse império das comunicações, principalmente no rádio e na televisão. Laurindo Lalo Leal Filho é especialista nessa pesquisa da mídia inglesa, após ter escrito livros como A Melhor TV do Mundo: Modelo Britânico de Televisão, e Atrás das Câmeras, ambos pela editora Summus.

Acadêmico respeitado por esses trabalhos, não houve como não elogiar a iniciativa de Lalo em suas descobertas sobre essa complexa companhia estatal de comunicação. Também formada por nossos jornalistas, artistas e intelectuais, a história da BBC e seu segmento brasileiro foram expostas durante o lançamento desse material, inédito para muitos, revelador para quem estuda comunicação.

--

Informações adicionais, para quem se interessou pelos assuntos:

Entrevista em vídeo feita por mim e a aluna de jornalismo da Cásper Líbero, Karina Gomes, com Lalo em 3 de abril de 2007, sobre televisão estatal, BBC Britânica e estratégias de audiência.

Entrevista do Portal Vermelho com Lalo sobre o lançamento do livro Vozes de Londres.

Matéria do Observatório da Imprensa que critica, embora seja de forma positiva, o livro Vozes de Londres: Histórias Brasileiras da BBC.

Nenhum comentário:

Posts mais lidos