segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Você perdeu um blog


Juliana Sardinha perdeu a vontade de blogar. Você pode não conhecê-la, e eu mesmo nem conheço direito. Conheço, sim, o trabalho dela: o Dicas Blogger (além de alguns tweets trocados). Se você não conhece, não custa o clique, pois é um blog que auxilia a fazer seus sites aqui, no sistema Blogger/Blogspot.

Mas não vim falar disso e sim dar uma péssima notícia. Juliana desistiu de blogar ontem, e com um bom motivo para isso. 18 motivos para ser mais exato. Juliana foi plagiada 18 vezes por um outro blogueiro chamado Maikao. Seguido por mais de cinco mil pessoas, o rapaz tem até duas mil postagens de plágio em seu blog.

Juliana desiste. Todos nós perdemos para um plagiador. Friso bem que somos todos que perdemos. Escrever sobre um mesmo assunto visando ter fama é aceitável. Copiar descaradamente nunca é, nunca foi. A internet pode ter seus crackers, mas deveria recompensar melhor os desenvolvedores de conteúdo honesto, gostando ou não de seus blogs, sendo ou não profissionais.

Essa perda é um manifesto pelo conteúdo. Carlos Cardoso fez o seu. Marcel Dias fez outro, com milhares de blogs transmitindo repúdio à atitude de Maikao. Resta saber se você, blogueiro ou comentarista, fará sua parte. Não adianta espernear achando que isso não tem solução. Não adianta estar nem ai para a situação. É necessário um posicionamento, porque todos estamos perdendo para o plágio.

Posts mais lidos