segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Conferência de Comunicação e o Diploma de Jornalismo

Desde a metade de 2009, fizeram muitas piadas com seu diploma de Comunicação Social - Jornalismo? Disseram, com os recentes escândalos envolvendo o âncora Boris Casoy, que seu estudo universitário vale menos do que o de um gari?

Então vou refrescar a memória de alguns e trazer notícias velhas que outros não viram. Entre os dias 14 e 17 de dezembro do ano passado, foi realizada em Brasília a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM). Com a participação de 1,6 mil representantes do Poder Público, o empresariado e movimentos sociais, a conferência aprovou 700 propostas feitas pela sociedade civil para aprovação no legislativo. Entre as propostas aprovadas, adivinhem, é a volta da obrigatoriedade do diploma de jornalismo, diminuição de redes internacionais no Brasil e programas que representem minorias étnicas e culturais.

A última vez que o setor sofreu uma alteração em seu regimento, mesmo que muitas propostas tenham sido recusadas hoje, foi há cerca de 50 anos. Então, se alguém vier tirar sarro da sua carreira profissional como comunicador, entenda que o processo é mais complicado do que parece e colabore para sua melhoria, seja pela Conferência ou por outros meios.

Posts mais lidos