segunda-feira, 10 de maio de 2010

Anonimato e crimes impedem a inclusão na internet?



Reunindo nomes do jornalismo como Caio Túlio Costa e Alberto Dines, com o senador Eduardo Azeredo, a discussão do vídeo acima, sobre anonimato e crimes na internet fez parte do programa Observatório na Imprensa na TV, do dia 22 de setembro de 2009, na TV Brasil. O tema foi apresentado junto com as primeiras discussões sobre a campanha eleitoral na internet de José Serra, Dilma Rousseff e todos os candidatos presidenciáveis de 2010, incluindo os de partidos menores.

Caio Túlio defendeu a posição que os crimes já são corretamente rastreados por empresas de telefonia através das informações do código IP, presente em todos os conectados na internet. Costa também defendeu o anonimato e a liberdade de expressão, mesmo com os filtros que os sites tem direito de criar. Azeredo foi contra esse posicionamento, acreditando que a falta de inclusão precisa ser refeita, não se centrando apenas em São Paulo, que é um estado brasileiro que reúne pessoas com melhor renda, e que o "IP é como se fosse um telefone, um indício".

Azeredo traduz a posição da política de tornar lei o rastreamento e o cadastro obrigatório de usuário, muito além do IP, impedindo o anonimato. Caio Túlio, apesar de representar corporações como o iG, ainda defende o uso da internet como um broadcasting coletivo e livre. Essas questões, junto com a política dos partidos brasileiros na internet, também tema do programa acima, devem ser constantemente discutidas. Pensa-se em punir pessoas na grande rede, mas ninguém fala em educá-las. Assistam e criem suas discussões.

Um comentário:

Poha disse...

PORRA CAIO ENTULHO!!! O MAIS LEGAL DA INTERNET É O ANONIMATO CARALHO!!! SÓ ASSIM EU POSSO VIM ESCULACHAR ESSA MERDA DE FOCA DA BOLA FORA E NINGUÉM VAI ME ENCHER O SACO!!!

Posts mais lidos