domingo, 24 de abril de 2011

O que é uma agência de notícias?





Fora do alcance do público, mas diretamente conectada com os veículos de comunicação, as agências de notícias são orgãos privados que fornecem informações para os canais de televisão, jornais e veículos no mundo. Criadas no século XIX, na França, elas surgiram através de empresas como a Havas - que deu origem depois à Reuters em Londres - e como a Agence France-Presse (AFP). Essas companhias foram fruto da Revolução Francesa, do desenvolvimento do capitalismo e do florescimento de meios de comunicação com a prensa moderna de Gutenberg.

Através de contratos, elas fazem a venda de dados sobre bolsas de valores diretamente para investidores e jornais. Outras empresas, como a Agência Estado, vendem informações sobre jornalismo político - que antes eram fechadas no jornal O Estado de S.Paulo - para outros meios de comunicação. No Brasil, a Agência Brasil, em conjunto com a TV Brasil, cede informações públicas em formato jornalístico de graça.

Para quem ainda não entende como boa parte do agencia setting - a ordem das notícias que percorrem os veículos -, pesquisar as histórias das agências de notícias e sua atuação atual esclarece como é a dinâmica da imprensa e como, muitas vezes, ela compartilha conteúdo.

Posts mais lidos