domingo, 17 de fevereiro de 2013

Facebook e o fenômeno das páginas com "frases para motivar"

A fanpage "Frases de Amor" tem 841 mil fãs neste momento na rede social Facebook. Mais pessoas seguem essa página do que páginas sérias de alguns jornais e de algumas revistas brasileiras. Esta fanpage também tem mais fãs do que alguns sites com alto tráfego na web brasileira.


Não sei quem é o autor da página, mas este texto não se trata disso. O assunto é outro.

Desde sempre, a internet abriga todo o tipo de site. Há sites com textos de autoria duvidosa, sites recheados de citações de supostas figuras famosas, sites de serviços e sites de jornalismo com um certo nível de credibilidade - que nem sempre é respeitado. Quando o Orkut cresceu em 2005, comunidades divulgavam citações de filósofos ocidentais. O Twitter explodiu em 2007, com suas mensagens de 140 caracteres. Nele, era possível "retuítar" mensagens, ou seja, copiar mensagens de pessoas que você seguia na rede.

Agora, o novo fenômeno do Facebook é das páginas de fãs com "frases para motivar", "frases motivacionais". É uma mistura de auto-ajuda com citações que já existiam na internet.

Qual é o problema desses tipos de página?

Autoria duvidosa, fraudes e frases tiradas do contexto. Ao invés das pessoas procurarem descobrir se o texto divulgado realmente significa aquilo que está escrito, elas disseminam informação sem responsabilidade. Muitas pessoas deixam de ler os livros de onde foram retiradas aquelas declarações para distribuir a citação entre seus amigos. Elas não procuram ver o vídeo do YouTube de onde foi retirada aquela frase. Algumas deixam de seguir determinados jornais e sites que divulgaram a informação em primeira mão, de uma fonte original.

Se você puder diversificar suas fontes de informação ao invés de seguir várias comunidades de "Frases", as chances de você ter um dado com mais relevância são maiores. Mas a escolha é sempre de cada um.

Em 2013, o Facebook ultrapassou o Google Search em tráfego segundo o ranking do site Alexa, um dos mais confiáveis da internet. Procurar informação que realmente vale a pena no Facebook é melhor do que disseminar dados falsos nessa rede, que cresce a cada dia.

Nenhum comentário: