sábado, 21 de setembro de 2013

BuzzFeed tem mais audiência do que o jornal New York Times atualmente: O que isso significa para a grande imprensa?

No dia 4 de setembro de 2013, o BuzzFeed, popular site de conteúdo viral, listas, notícias e curiosidades de Nova York, anunciou que atingiu 85 milhões de visitantes únicos no mês. O volume robusto de tráfego, segundo Jonah Peretti, fundador do negócio, é três vezes maior do que em 2012 e até oito vezes maior do que há dois anos atrás. O montante mostra que o site já ultrapassou o site do jornal também novaiorquino New York Times, que está com 29 milhões de unique visitors por mês no mesmo ano.


O que esses números revelam para a grande imprensa e para o jornalismo global na internet? Pelo menos três fatores.

O primeiro, mais óbvio, é que o BuzzFeed e o New Yotk Times são sites muito diferentes. Nunca vão atrair o mesmo tipo de público, porque o NYT ainda está atrelado à mídia impressa e o Buzz se dedica muito mais aos conteúdos que são facilmente divulgados na internet. Mesmo com essas diferenças, é possível notar, até em sites em português, uma "buzzfeedialização" das notícias: Informações organizadas em listas com vários links ou galerias de fotos, bastante conteúdo multimídia e uma mistura de jornalismo com entretenimento, que deve ser cuidadosa para manter a credibilidade do veículo que passa a adotar essa linguagem.

Com isso, chegamos ao segundo sintoma dessa competição, que é mais gritante: O modo de contar notícias está ficando superficial e coloca em cheque o tipo de conteúdo do New York Times. É fácil pensar que o BuzzFeed vai dominar a internet e que vai atrair sempre mais leitores do que o NYT, justamente pela diferença visível do volume de tráfego. Mas dá pra fazer jornalismo de boa qualidade sem a busca pelo furo, pela exclusividade e pelas boas histórias, só com dados que são virais e virtuais?

Essa denúncia revela um terceiro sintoma, aquele pouco percebido por anunciantes na publicidade que querem apenas os visitantes únicos e pageviews consolidados: As métricas que calculam a audiência e seu peso no New York Times e no BuzzFeed não podem ser e não são as mesmas. O ranking da Alexa, que é mundial, lista o NYT como o 121º maior site atualmente, com uma concentração de 2.40 visualizações de página por visitante. A mesma Alexa aponta o BuzzFeed como o 210º maior site, com 2.50 pageviews por visitante. Por qual razão o New York Times está na frente? 10 vezes mais sites fornecem links ao NYT comparados aos links que direcionam para o BuzzFeed. Essa taxa de conexões automaticamente coloca o site do jornal tradicional como um veículo mais confiável.

Isso pode mudar ainda mais? Pode. No entanto, para o BuzzFeed receber links com mais frequência, deveria trazer um conteúdo exclusivo e atraente. Atraentes seus virais divulgados já são, mas é muito difícil que o Buzz abandone as listas de tendências para investir em um jornalismo mais sisudo, com conteúdo exclusivo e não vazado para concorrência. Por esse motivo, o jornalismo pode crescer em ambos os campos, mas é muito pouco provável que a internet seja povoada apenas por "BuzzFeeds da vida". Seria o link do link do link de uma notícia, piada ou bizarrice sem uma fonte original mais trabalhada.

Posts mais lidos