sábado, 2 de agosto de 2014

USP e FAPESP contribuíram para implantar a internet no Brasil

Por Pedro Zambarda

O domínio .br da internet, presente em muitos browsers da web, completou 25 anos em 18 de abril de 2014. A rede brasileira internacional começou a ser estudada em 1975, dentro da Universidade de São Paulo (USP). Dentro do ambiente universitário, um engenheiro eletricista chamado Demi Getschko, atual presidente do NIC.br, pesquisou transmissão de informações em pacotes de dados, além da conexão telefônica.



Ao partir para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Getschko desenvolveu uma conexão entre o Instituto de Física da USP e o Fermilab em Batavia, perto de Chicago, nos Estados Unidos. O ano é 1985. O padrão utilizado era Bitnet. Aquele era o início da internet brasileira.

Outras universidades entraram na corrida para estabelecer conexões com instituições americanas fora do país. Com o padrão desordenado do Bitnet, eles trocaram o padrão para o TCP/IP. Na mesma época, adotaram o domínio .br com auxílio da Embratel. Era o ano de 1989.

Nesta época, surgiu a internet como conhecemos hoje, apesar do desenvolvimento de outras redes como a BBS.

Por sua colaboração na criação da Internet brasileira, o brasileiro Demi Getschko foi incluído no Hall da Fama da Internet global, em abril de 2014.


Quer conhecer melhor toda a história? Confira a entrevista de Getschko no TechTudo, site da Globo.com.

Nenhum comentário:

Posts mais lidos