De acordo com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, presidenciável do PSB, é viável oferecer a gratuidade no transporte público aos alunos da rede pública. Nas contas dele, a medida custaria cerca de R$ 12 bilhões por ano aos cofres públicos. O candidato diz que, se eleito, convocará estados e municípios para auxiliar a bancar o benefício.
"A nossa proposta é para os estudantes da escola pública e os beneficiários de programas como Prouni e Pronatec. São estudantes que não podem pagar", disse Campos à jornalista Renata Lo Prete da Globonews, no programa que entrevista os principais candidatos ao Palácio do Planalto.
Medida seria uma boa resposta à chamadas Jornadas de Junho, protestos que começaram em 2013 contra os aumentos das tarifas de transporte público.
Na entrevista, Campos foi indagado sobre o motivo de não ter implantado a medida ao longo dos oito anos em que governou Pernambuco e respondeu que não é possível "comparar" as condições financeiras de um estado do Nordeste com as do governo federal. "São coisas diferentes", ponderou.
Eduardo Campos disputa o governo federal com vários candidatos em outubro de 2014, incluindo a presidente Dilma Rousseff do PT e o oposicionista Aécio Neves, do PSDB. Ele era aliado da gestão petista até decidir entrar nas eleições.
Via G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário