Mostrando postagens com marcador novas tecnologias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador novas tecnologias. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O fim da revista INFO impressa não deve ser comemorado

Por Pedro Zambarda
Originalmente escrito para o Diário do Centro do Mundo (DCM)

Trabalhei por um pouco mais de dois anos na editora Abril. Entrei lá com 21 anos. Queria trabalhar com tecnologia desde o início. Sonhava em ingressar na revista INFO, mas acabaram me levando ao site da EXAME, emprego no qual aprendi muito sobre economia e negócios.


Tive contato com muitos ex-jornalistas da INFO. Pessoas brilhantes, com enorme capacidade de compreender tecnologia e ciência.

Nunca fui assinante, mas comprei e li freneticamente entre 2006 e 2011. E já era seu leitor antes disso, quando a internet começou a ganhar popularidade em nosso país.

Alguns de meus textos e contribuições foram reproduzidos no site da INFO, e são matérias de que me orgulho. Por este motivo, fiquei triste ao deparar com a notícia do fim da edição impressa.

A revista sai de circulação em fevereiro do ano que vem e passa a existir apenas em sua versão digital e no site. É um fim melancólico.

INFO surgiu em março de 1986, há 28 anos, com o nome de EXAME Informática. Tornou-se INFO EXAME e, depois, apenas INFO. Sempre esteve antenada com a internet.

Com a INFO, aprendi a configurar programas de computador, a desmontar máquinas, a fotografar e a gostar de tecnologia. Houve um tempo em minha vida em que pensei em cursar engenharia ao invés de jornalismo, e a publicação me ajudou muito nessa busca.

Ela reunia tanto jornalistas quanto programadores e designers competentes. Em 1997, foi criado o INFOLab, um espaço para testes de produtos tecnológicos. O primeiro iPhone e o primeiro iPad passaram por ali, além de muitos outros PCs, videogames e diferentes aparelhos.

Os jornalistas da INFO não iam apenas atrás de fatos corriqueiros, mas pesquisavam sobre a qualidade da internet brasileira, apuravam sobre o real funcionamento dos aparelhos e tinham uma equipe de técnicos que ajudava a trazer as informações mais precisas.

Nos últimos anos, houve problemas com o próprio público. A maioria dos leitores consome sites. Desta forma, a INFO tentou diversificar suas pautas, considerando até mesmo a cultura pop e a ciência.

O problema da Abril transformar a INFO em uma “revista digital” é deixá-la como uma mera extensão de sua página na internet, que já dá certo sozinha.

A internet é o futuro e a revista é um produto obsoleto. No entanto, foi a INFO que ajudou inúmeros brasileiros a usarem os recursos do mundo online.

A INFO foi uma escola de jornalismo para quem trabalha seriamente com tecnologia no Brasil, com suas resenhas, análises e entrevistas. Foram eles que entrevistaram Bill Gates e vários nomes do setor que mudaram o mundo da computação, das redes sociais e da internet.

Eu discordo profundamente de alguns jornalistas que acham que não existirá editoria de tecnologia num futuro próximo. Esses assuntos prosseguem como importantes, sobretudo para brasileiros que querem aprender a criar inovações para seu próprio país.

A revista INFO sobreviverá em novos formatos e nas edições velhas que guardo aqui em casa, além da gratidão que tenho com os profissionais de lá nos meus anos de Abril.

sábado, 13 de setembro de 2014

Laboratórios desenvolvem protótipos em 3D para empresas de petróleo e gás

Por Alana Gandra, da Agência Brasil
Creative Commons

Laboratórios do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) estão sendo estruturados para desenvolver protótipos em terceira dimensão (3D). Os investimentos alcançam cerca de R$ 10 milhões, oriundos de participação especial da Petrobras em campos de exploração de petróleo com maior produtividade.


O laboratório do INT recebeu duas impressoras 3D com capacidade para imprimir peças de grandes proporções. A área de engenharia da Petrobras vai encomendar ao laboratório um modelo em polímero de navio-plataforma do tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading System) -modelo flutuante de produção, estocagem e escoamento, que permitirá testar interfaces entre o casco e as  instalações que ficam acima da linha da água da embarcação, denominada topside. Um navio desse tipo mede 400 metros.

O gerente de Tecnologia Naval e Offshore da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Jorge Bruno, destacou que a encomenda é inédita no mundo. “É um grande passo em termos de fabricação digital. Uma tendência para o futuro”, segundo ele. Jorge Bruno disse que o desenvolvimento de protótipos e o lançamento de novos equipamentos com base em novos materiais ganhou agilidade, pois “é quase  infinita a possibilidade de fabricação digital com impressão 3D”. O uso desses protótipos  é útil para outras empresas do setor de petróleo e gás, além da Petrobras, bem como para todos os demais setores, avaliou ele.

A PUC-RJ também trabalha no projeto, com impressora 3D capaz de imprimir protótipos em oito tipos de metal, e comprou  equipamentos capazes de fabricar protótipos de hardware (parte física de um computador) eletrônico e de softwares (programas). Placas de circuito impresso, que eram feitas anteriormente no exterior e demoravam vários meses para serem finalizadas, agora ficam prontas em poucas horas, comentou a assessoria de imprensa da Petrobras.

O Núcleo de Experimentação Tridimensional da PUC-Rio também tem scanners 3D (digitalizadores de imagens e textos) e impressora 3D de alta definição, além de braço robô para a confecção de componentes de grandes dimensões. O gerente da Onip observou que o protótipo do FPSO fará as análises na prática, e acrescentou que "será muito mais fácil analisar as condições de encaixe, de interligações. Isso vai facilitar muito a integração, futuramente”, além de reduzir custos.

Segundo ele, "aquilo que você não conseguiu prever na tela [do computador], no protótipo ao vivo e em 3D você acelera. Não perde tempo. Com o protótipo, você consegue ensaiar muito melhor do que na tela”. Salientou que isso trará ganhos também em termos de confiabilidade, compromisso do cronograma, redução de tempo de integração, “e isso tudo é dinheiro, no final das contas”.

terça-feira, 4 de maio de 2010

PadRacer no iPad: Interatividade entre aparelhos


Dois iPhones, acelerômetro e uma pista de corrida num iPad. Temos um jogo com interatividade diferente. O tablet da Apple não é apenas um smartphone maior, especialmente quando se desenvolve jogos. Essa é a proposta do PadRacer.

Segundo o hotsite do game, o aplicativo é gratuito e trata-se do primeiro que sugere interação entre iPad e iPhone. Depois de mentes criativas criarem um computador desktop com novíssimo aparelho da Apple, nota-se que a principal propriedade da tecnologia é a interatividade dentro da plataforma criada por Steve Jobs.

Assista o vídeo acima. São apenas 20 segundos de pura inovação.

domingo, 18 de abril de 2010

Para saber o que é o iPad

Se você ainda não tem noção de como funciona o novo gadget (aparelho) da Apple, que funciona tanto como tablet, quanto como e-reader e até videogame. Selecionei dois vídeos para entender seu funcionamento - um promocional e um review do aparelho.





A leitura do app Marvel Comics mostra em detalhes como a leitura no aparelho é fácil, interativa e interessante para os usuários Apple. A empresa de Jobs não criou apenas um gadget que funciona em conjunto com outros computadores, mas praticamente um notebook com propriedades touch extremamente desenvolvidas.

Para usuários que possuem dedos grandes, como eu, é aliviador ter como usar um aparelho que não compromete com deslizes no toque. Para usuários que já usavam outros produtos Apple, é de ampliar a interatividade ao ter um equipamento que funciona em conjunto. Steve Jobs estava certo em falar de revolução, apesar das críticas que recebeu.

"The iPhone was a revolution. And we learn so much of it. The iPad is the best websurfing experience".

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Drops Bola da Foca e Wii Are Nerds na Campus Party 2010

Gravamos um pequeno podcast (Drops) na Campus Party dando um apanhado geral do que vimos no evento. Feito por Pedro Zambarda, editor dos dois blogs, às 23 horas do dia 29 de janeiro(sexta-feira), vocês podem ter noção da barulheira e do movimento que é a maior festa de tecnologia do Brasil.

Em breve teremos um novo Wii Are Nerds Podcast com entrevistas feitas no evento, mas esse fica pra próxima. Se você tiver alguma dúvida/reclamação/elogio/xingamento, mande e-mail para boladafoca@gmail.com.

ERRAMOS: Palestra do Jovem Nerd foi na terça-feira, não segunda, conforme mencionado no cast.




Link pro post no outro blog.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Reportagem multimídia sobre TCCs

Como foi seu TCC? de Pedro Zambarda de Araújo, no Vimeo.

Reportagem multimídia feita pelos estudantes Cecília Oliveira, Luís Fernando Carrasco, Lívia Hayama, Marília Passos e Pedro Zambarda mostra trabalhos de conclusão de curso feitos em 2009, tanto casos positivos quanto negativos. O trabalho foi realizado para a disciplina Novas Tecnologias da Faculdade Cásper Líbero, em novembro. Você pode conferir a apuração completa no blog Como foi seu TCC?, que tem, além de vídeo, áudio e texto que completam as informações sem a necessidade de links externos.

Acima você pode conferir um vídeo com todas as entrevistas misturadas. Vale como uma prévia de cada um dos seis perfis apresentados pelo grupo.

Posts mais lidos